Destaque
Comércio: sindicatos registram acordo coletivo com reajuste salarial fracionado

Os sindicatos que representam patrões e empregados de Paranavaí, respectivamente Sivapar e Sindoscom, registraram o novo acordo coletivo, definindo o valor do piso salarial. O reajuste para os trabalhadores será dividido em duas vezes.
De acordo com o documento, o primeiro índice a ser aplicado é de 1%, com valor retroativo a junho deste ano e se estendendo até dezembro. A partir de janeiro de 2021, mais 1%, sem retroagir. Com isso, a remuneração mínima chegará a R$ 1.432,55.
O percentual era o principal ponto de divergência entre os presidentes das duas entidades sindicais. O representante dos lojistas, Edivaldo Cavalcante, defendia índice zero. A líder dos funcionários, Leila Vanda Aguiar, pedia 2,05%.
As negociações se arrastavam há meses, já que a Convenção Coletiva de Trabalho anterior teve vigência até 31 de maio. Com o novo documento, ficam definidas legalmente as regras para as relações entre as duas categorias, inclusive com o calendário comercial, que determina dias e horários de funcionamento das lojas.