Destaque
Consumo de água cresceu 12% nos primeiros dias de outubro

Os quatro primeiros dias de outubro deste ano foram marcados por níveis históricos de consumo de água. Em Paranavaí, foram mais de 86,5 milhões de litros, 12% a mais do que no mesmo período de 2019, quando a produção chegou a 77,1 milhões de litros.
Com a elevação, o sistema de distribuição foi afetado e houve desabastecimento em alguns bairros da cidade. Em outros pontos, a pressão da água na rede ficou reduzida. De acordo com o gerente regional da Sanepar, Heterley Ubaldo, os reservatórios operaram com níveis mínimos.
A avaliação de Ubaldo é que o crescimento no consumo de água foi resultado das altas temperaturas registrados nos quatro primeiros dias do mês, respectivamente, 35ºC, 41ºC, 40ºC e 35ºC. O maior volume de produção foi na sexta-feira (2), 23 milhões de litros.
O gerente regional da Sanepar afirmou que ainda não há necessidade de adotar o sistema de rodízio, com alternância de fornecimento de água para os bairros. Mas se a falta de chuva e as temperaturas elevadas persistirem, a medida poderá ser implantada em Paranavaí.