Destaque

O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) do Paraná atendeu, na manhã desta terça-feira (15), parte das reivindicações da Sociedade Civil Organizada de Paranavaí e região. O trecho da PR-218, entre Paranavaí e Graciosa, ganhou a sinalização e a sonorização. As equipes de infraestrutura já estão no local trabalhando. De acordo com o DER, o estudo de viabilidade continuará para outros pedidos que foram feitos, entre eles estão: a construção da terceira faixa, o alargamento da ponte e a duplicação da chamada ‘curva da morte’, próxima ao frigorífico GTFoods.

O representante da Sociedade Civil Organizada de Paranavaí, o advogado Edilson Avelar, disse ao Diário do Noroeste que, além dos sinalizadores, o trecho também vai receber dois sonorizadores. “Um será colocado na chamada ‘curva da morte’ e o outro perto de outro frigorifico quem tem ali na região”, comenta o advogado que também explicou a demora pela realização da obra, “por conta da pandemia, foi difícil para o Estado conseguir novas placas de sinalização”.

O pedido pelas melhorias aconteceu em julho deste ano em Maringá. Na ocasião, os representantes da sociedade entregaram um ofício na Superintendência do DER e pediram agilidade na resposta, visto que diversas mortes já aconteceram no local.  “No pedido feito em julho, nós sugerimos que fosse feita uma terceira faixa por toda a extensão da pista até Graciosa, além da duplicação daquela curva e o alargamento da ponte onde passa o Rio Paranavaí”, enfatizou Avelar.

Para ele, por se tratar de obras mais complexas e que demandam de alto valor econômico, cerca de R$ 4 milhões, outro ponto que é levado em conta são as desapropriações de terras que teriam que acontecer para as obras acontecerem. “Outra campanha de sensibilização deverá ser feita. Esse movimento de sensibilidade é importante para que os empresários doem parte da terra. Desta forma, teríamos agilidade neste processo e consequentemente as obras na pista sairiam do papel”, concluiu.

SONORIZADORES

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, o sonorizador é um dispositivo físico implantado sobre a superfície da pista, de modo que provoque trepidação e ruído na passagem de veículos, com o objetivo de alertar o condutor para uma situação atípica à frente.

1 comentário em “‘Curva da Morte’ de Graciosa ganha sinalização e sonorização

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.