Cotidiano

Entrou em vigor no fim da tarde desta segunda-feira (24), um novo decreto municipal que prevê uma série de medidas que restringem a circulação na cidade de Porto Rico. Objetivo é conter o avanço da Covid-19 na cidade. Ficam suspensas, até o dia 30 de junho, as aulas presenciais da rede pública municipal e estadual de ensino, sendo permitidas apenas no modo remoto/online.

O Decreto determina ainda que, das 22h de ontem (24) até às 5h do dia 31 de maio, a restrição de circulação de pessoas em espaços e vias públicas, incluído a orla.

Durante os domingos será suspenso o funcionamento dos serviços e atividades não essenciais em todo município. Entre eles; estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais, como; casas de shows, circos, teatros, cinemas, museus. Reuniões com aglomeração superior a 10 pessoas, incluíndo eventos familiares, estão proibidos.

As atividades esportivas individuais ou coletivas, bem como a realização de jogos de qualquer natureza em ambientes públicos ou comerciais, inclusive sinuca, baralho e derivados, estão expressamente proibidos.

Também ficam suspensos pelo prazo de 15 dias a realização de missas e cultos religiosos presenciais, podendo ser realizados virtualmente, sendo permitido no sistema drive-in.

Os restaurantes, bares e lanchonetes podem funcionar até 22h, todos os dias da semana, inclusive fins de semana e feriados, com limitação da capacidade em 50% de ocupação. Permitido o funcionamento durante 24h apenas por meio da modalidade de entrega.

Os acessos ao Rio Paraná através das rampas públicas e particulares estão livres. A locação de imóveis residenciais, mesmo por temporada, fica limitada a dez pessoas, maiores de 12 (doze) anos. Às embarcações de locação para passeios estão liberadas, desde que utilizem 50% da capacidade máxima e sigam as medidas de higienização após cada passeio.

O município alerta que o vírus está se alastrando por toda a região, e as medidas do novo decreto visam conter o avanço da doença e salvar vidas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.