Destaque
Decreto impõe novas medidas de prevenção à Covid-19 em Paranavaí

Venda de bebidas alcoólicas fica proibida das 22h às 6h e parques e playgrounds em espaços públicos permanecerão fechados. Documento entra em vigor nesta sexta-feira
Publicado nesta sexta-feira (19), o Decreto Municipal 21.731/2020 impõe novas medidas restritivas em Paranavaí. O objetivo é conter o avanço da transmissão do coronavírus, que se intensificou nas últimas semanas. O documento estabelece regras para a venda e o consumo de bebidas alcoólicas e para o uso de espaços públicos.
As mudanças foram definidas pelos integrantes do Comitê de Operações Emergenciais (COE), na manhã de quinta-feira (18). O grupo é formado por profissionais de saúde e representantes de diferentes setores da sociedade, que avaliam os números de casos positivos de Covid-19 e internamentos hospitalares em decorrência da doença. A partir de então, tomam as decisões.
O decreto tem validade de sete dias, podendo ser prorrogável por igual período. A partir da publicação do texto, fica proibida a venda de bebidas alcoólicas entre 22h e 6h em qualquer estabelecimento. O texto também determina a proibição do consumo desses produtos em vias públicas no mesmo horário.
Playgrounds, parques infantis e quadras esportivas em espaços públicos permanecerão fechados para o uso da população. A exceção é para a utilização moderada, por poucas pessoas, para a prática de exercícios físicos, desde que estejam com máscaras. De acordo com o documento: “A vedação ora estabelecida não atinge competições oficiais”, que não poderão ter a presença de público.
Estabelecimentos comerciais que utilizam o passeio público só poderão dispor de até quatro mesas, com limite máximo de seis pessoas em cada uma, vedada a aglomeração de clientes em pé. Em supermercados, mercados, mercearias e empresas congêneres será obrigatório conferir a temperatura corporal dos consumidores.
Durante o período de vigência do decreto, as operações de fiscalização serão intensificadas em Paranavaí, com o intuito de coibir aglomerações de pessoas, principalmente aquelas com consumo de bebidas alcoólicas. As ações de orientação também deverão ser mais efetivas.
Até a semana passada, o COE de Paranavaí fazia reuniões quinzenais. Constatada a elevação na quantidade de casos positivos de Covid-19, o grupo definiu nova periodicidade dos encontros, a cada sete dias. A partir de agora, serão realizados de três em três dias. O próximo será na segunda-feira.