Cotidiano

O comércio de Paranavaí terá horário especial de atendimento neste sábado (10), das 9h às 17h. O expediente estendido é oportunidade para quem ainda não comprou os presentes do Dia das Crianças, comemorado na próxima segunda-feira (12). No setor de produtos destinados ao público infantil, as expectativas são positivas.

Em recente pesquisa, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) constatou que 61% dos consumidores pretendem presentear. O percentual ficou abaixo da pretensão de compras registrada no ano passado, 68,2%. No entanto, o número de itens comercializados deverá ser maior, porque a intensão dos consumidores é dar presentes para mais crianças do que em 2019.

Pesquisa da Fecomércio mostrou que 61% dos paranaenses querem presentear as crianças
Fotos: Ivan Fuquini

Ainda segundo o levantamento da Fecomércio PR, o valor médio das compras subiu de R$ 90,33 para R$ 111,99. O índice de vendas na internet passou de 4,4% para 21,7%, mas a preferência continua sendo pelas lojas presenciais, que devem receber 55,7% do movimento de consumidores em todo o Paraná.

No âmbito local não há campanha de fomento às vendas com distribuição ou sorteio de prêmios. Porém, a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) promove ações institucionais utilizando as redes sociais. O objetivo é mobilizar os lojistas para que criem estratégias de atração dos clientes. Ao mesmo tempo, pretende chamar a atenção de consumidores de toda a Região Noroeste.

Gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli destacou que o Dia das Crianças é uma das datas comemorativas com menores resultados para o comércio de Paranavaí, porque existem poucas empresas com produtos exclusivos para o público infantil.

Valor médio do presente para as crianças subiu em relação à intenção do ano passado

Sendo assim, a maioria dos lojistas concentra os esforços na preparação para a temporada da Black Friday, nos dias 26, 27 e 28 de novembro, e para o período natalino, com início do funcionamento em horário estendido no dia 7 de dezembro. De acordo com Scarabelli, são os momentos de melhores resultados para o comércio.

DECORAÇÃO – Em reunião realizada no início deste mês, os lojistas de Paranavaí decidiram não realizar campanha de fomento com a entrega de cupons para concorrer a prêmios no Natal deste ano. Em vez disso, concordaram que investir na decoração natalina garantiria resultados mais satisfatórios.

Conversaram com o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ) e manifestaram o desejo de que os arranjos e a iluminação feitos na Praça dos Pioneiros se estendessem até o centro comercial da cidade.

Dias depois de apresentarem a reivindicação ao prefeito, os comerciantes voltaram a se reunir e ouviram as sugestões feitas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues. A intenção para o dia da chegada do Papai Noel, em 7 de dezembro, é que as luzes sejam acionadas gradativamente, à medida que o carro com o Bom Velhinho avance.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.