Destaque

Em assembleia virtual realizada na manhã de sexta-feira, empresários de Paranavaí definiram o calendário comercial que ficará vigente até maio de 2021. A programação indica dias e horários de funcionamento das lojas do Centro e dos bairros e contempla, por exemplo, o expediente diferenciado em vésperas de feriados e durante o mês de dezembro.

A abertura dos estabelecimentos deveria constar na Convenção Coletiva de Trabalho, que é o pacto formal entre os sindicatos que representam patrões (Sivapar) e empregados (Sindoscom). No entanto, o impasse entre as duas entidades quanto ao calendário comercial estendeu as negociações. Significa que o setor está sem acordo desde 1º de junho deste ano.

No mês passado, a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) divulgou uma proposta com dias e horários de abertura das lojas. A sugestão incluía alguns feriados, tais como Dia da Independência e Dia de Finados. Também previa o funcionamento em alguns domingos.

Descontentes, os comerciários organizaram abaixo-assinados e fizeram uma carreata pelas ruas da cidade, cobrando uma jornada de trabalho que considerassem mais justa. Diante disso, os lojistas se mobilizaram e decidiram tomar a decisão independentemente do posicionamento do Sindoscom, amparados pelas entidades patronais.

ASSEMBLEIA – Durante o encontro virtual, o presidente do Sivpar explicou que o empresário se respalda na legislação federal. Sendo assim, pode abrir e fechar a empresa quando quiser, desde que cumpra as obrigações trabalhistas. Em Paranavaí, não há lei municipal que proíba datas ou horários de funcionamento do comércio.

De acordo com Cavalcante, cada dia de trabalho a mais corresponde a um acréscimo de R$ 170 na folha de pagamento de cada funcionário. Pensando nisso, a definição do calendário com datas especiais se torna essencial, para que os empresários consigam se organizar e manter o quadro de trabalhadores.

CALENDÁRIO – Para garantir que os consumidores tenham tempo de escolher os presentes de Natal, as lojas passarão a funcionar em horário estendido no dia 7 de dezembro. Já a campanha promocional de fomento Big Bang, prevista para fevereiro de 2021, foi antecipada para janeiro. E como o primeiro sábado de maio será feriado (Dia do Trabalho), o expediente estendido será nos dois sábados seguintes.

Na avaliação do presidente do Sivapar, o calendário comercial estipulado pelos empresários na sexta-feira é mais vantajoso do que o pleiteado pelo Sindoscom. (Com informações da assessoria de imprensa da Aciap.)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.