Cotidiano

No dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Casa da Criança de Paranavaí realizou na manhã desta terça-feira (18), uma manifestação e carreata visando alertar sobre a necessidade da identificação e prevenção. Participantes distribuíram cartilhas explicativas e percorreram ruas centrais da cidade, chamando a atenção da comunidade para o tema.

Diariamente crianças e adolescentes são expostos a várias formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados, inclusive dentro do próprio lar, onde seus maiores inimigos são parentes próximos.

Ações como esta feita ontem visam conscientizar sobre o papel fundamental da família, da sociedade na prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual.

Uma cartilha foi distribuída pelos profissionais da instituição mostrando as diferenças entre abuso e exploração sexual, formas de identificar e como denunciar para as autoridades.

Em caso de abuso sexual, a criança é violada por um adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual. Já na exploração sexual, crianças e adolescentes são usados com propósito de trocar ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

As denúncias poder ser feitas ao Disque Direitos Humanos pelo número 100, ao Conselho Tutelar, para as policias Cível e Militar ou pelos telefones 181 e 190.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.