Destaque

A proposta do concurso era produzir HQs que abordassem o tema Mulheres na Ciência. Dupla conquistou o terceiro lugar entre mais de 180 projetos inscritos

Alunas do Ensino Médio do Colégio Sesi da Indústria de Paranavaí, Ryelly Parreão Alves e Gabriela Borin de Souza, conquistaram o terceiro lugar no III Concurso Mulheres na Ciência, promovido pelo CIFAL Curitiba, Sesi Cultura e Colégio Sesi da Indústria. A proposta foi incentivar estudantes a desenharem Histórias em Quadrinhos (HQs) que abordam o tema Mulheres na Ciência.

“Carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM) ainda estão muito atreladas ao universo masculino. O Sistema Fiep busca promover o envolvimento e estimular o interesse das meninas pelas áreas, além de dar visibilidade às mulheres que têm inovado, criado e gerado transformações ao longo da história. Também buscamos fomentar a liderança feminina e exercitar o reconhecimento, a valorização da diversidade e da equidade no ambiente escolar”, explica Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente executiva de Projetos Institucionais do Sistema Fiep.

Esta edição contou com mais de 180 projetos inscritos. No HQ das alunas de Paranavaí, Ryelly e Gabriela contam uma história sobre superação e aceitação.

“Embora muitas mulheres tenham contribuído, ao longo da história, para a inovação e a pesquisa nessas áreas, o reconhecimento do protagonismo das mulheres na tecnologia, na ciência, nas engenharias, artes e matemática ainda é limitado. Então, com este concurso, buscamos valorizar o papel das mulheres nos processos de construção do conhecimento, dando visibilidade à atuação feminina nas carreiras STEAM, além de inspirar as meninas a seguirem carreiras nas áreas da inovação”, conta Maria Cristhina.

SOBRE – Fundamentado em metodologias de ensino inovadoras, o Colégio Sesi da Indústria conta com Oficinas de Aprendizagem que possibilitam a imersão do aluno em desafios reais, desenvolvendo habilidades como autonomia, criatividade e trabalho em equipe. A instituição também oferece programas voltados ao aperfeiçoamento e progresso dos estudantes, como incentivo à preparação para o ENEM, iniciação científica, atividades extracurriculares e formação profissional, formando cidadãos engajados e preparados para o mercado de trabalho.

FIEP – O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.