Destaque

O Serviço de Acolhimento Familiar de Alto Paraná está selecionando famílias que tem o objetivo de proporcionar a convivência familiar entre crianças e adolescentes afastados do seio familiar. De acordo com a coordenadora e assistente social, Célia Parra, as inscrições vão até o mês de outubro, ainda sem a definição do dia.

“É importante dizer que não é uma adoção e sim um acolhimento. Normalmente a família fica seis meses com a criança ou adolescente, podendo ser estendido o prazo de acordo com a necessidade”, disse à coordenadora. Ela também explicou que a família capacitada receberá um salário mínimo, como forma de ajuda com as despesas no período de acolhimento.

Após o cadastro das famílias, todas vão passar por um curso de capacitação, com duração de três dias, e ainda receberão a visita de um psicólogo e um assistente social em suas residências. Os documentos necessários para o cadastro são: carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, certidão negativa de antecedentes criminais emitida pela Vara de Criminal da Comarca de Alto Paraná, Juizado Especial Criminal e da Polícia Civil.

Os requisitos exigentes para a pessoa participar do acolhimento são: Não estar respondendo a processo judicial; Ter moradia fixa no município de Alto Paraná há mais de dois anos; Ter disponibilidade de tempo para oferecer proteção e apoio às crianças e aos adolescentes; Ter idade entre 21 anos e 65 anos, sem restrição quanto ao sexo e estado civil; Ser pelo menos 16 anos mais velho do que o acolhido; Gozar de boa saúde; Declaração de não ter interesse em adoção; Apresentar concordância de todos os membros da família; Apresentar parecer psicossocial favorável.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, a Família Acolhedora é aquela que, voluntariamente, tem a função social de acolher, em seu próprio ambiente familiar a criança e adolescente em situação de risco social ou pessoal, que para ser protegida foi afastada do seu ciclo familiar por determinação judicial.

Serviço:

Os telefones para contato do Serviço de Acolhimento Familiar de Alto Paraná são: (44) 3447-3216; (44) 3447-1756 ou (44) 99728-7752.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.