Destaque

Todos os 32 Guardas Municipais em atividade no município de Paranavaí receberam nesta sexta-feira (11) suas armas com munições, Carteiras Funcionais (com o porte de arma válido por 10 anos) e a Cautela (documento de posse das armas). Ao todo, a Guarda Municipal de Paranavaí foi equipada com 20 revólveres calibre 38, seis pistolas 938 e seis pistolas 59S, além das munições correspondentes a cada armamento.

“Hoje é um momento histórico para a gestão e para a Guarda Municipal. Cada agente da GM assume um novo compromisso, que exige muita responsabilidade. E, acreditem, minha preocupação não é com o que os Guardas vão fazer armados durante o serviço, porque eu tenho total confiança no trabalho de cada um. A maior responsabilidade agora é com a cautela dessas armas após o serviço. Isto porque o momento político que vivemos é de polarização, onde para a maior parte da sociedade as forças de segurança são vistas como heróis. Mas para uma pequena parte, os Guardas Municipais, a Polícia Militar, a Polícia Civil, são vistos como opressores. É com essas pessoas que precisamos aprender a lidar e ter muito cuidado. Existem pessoas lá fora esperando um mínimo detalhe para poder fazer uma polêmica e questionar o porte de arma da Guarda Municipal. Então,  agora vamos passar por um período de adaptação a essa visão crítica que a Guarda vai receber. A GM hoje é uma referência em segurança pública em Paranavaí e queremos manter essa confiança e a esperança da população no sucesso dessa nova etapa”, destacou o prefeito KIQ durante a entrega do armamento.

Para o secretário de Segurança e Trânsito, Jeferson Cattelan, “investir em segurança pública é fundamental para garantir a liberdade, o direito à propriedade e a proteção à vida da população. Foi difícil chegar até aqui, mas todos trabalharam muito e hoje este momento está sendo possível. Mas, se hoje estamos aqui, comemorando e entregando o porte de armas para os Guardas Municipais, devemos muito à corporação da Polícia Militar, que realizou todo o treinamento e formação da equipe; e também ao prefeito KIQ pela confiança, apoio e por sempre defender o trabalho da nossa corporação municipal”.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Luis Paulo Hurtado disse que sempre foi um defensor do porte de armas para a Guarda Municipal. “Nós vemos o trabalho, a competência de cada um e a grande evolução que a Guarda teve desde a sua criação até hoje. A GM presta um apoio muito importante para a Polícia Militar, faz um trabalho conjunto e acaba sendo uma solução para o problema da falta de efetivo. Com o porte de arma aumenta também a responsabilidade de cada um, mas estamos certos de que todos receberam um excelente treinamento e farão bom uso desse equipamento para a proteção da nossa população e da nossa cidade”, avaliou.

O vice-prefeito Pedro Baraldi também participou do momento de entrega do armamento aos Guardas Municipais e apontou: “conduzir uma equipe numerosa e com uma atividade tão difícil como esta, principalmente em tempos de pandemia, e conseguir não estar nas capas dos jornais com manchetes negativas, é um grande desafio. Acompanho de perto este desafio e só vejo deferências positivas ao trabalho realizado pela Guarda Municipal. Parabenizamos o nosso prefeito pelo empenho, pela dedicação, pela destinação de recursos para esta secretaria que está se tornando uma das mais importantes do município pela atuação e o papel que tem perante a comunidade. É uma visão de gestor voltado para a segurança pública, um grande mérito”, finalizou.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.