Cotidiano

Com maior capacidade de iluminação e menor consumo de energia elétrica, as lâmpadas de LED estampam parte do cenário da região central de Paranavaí. Ao longo de 2020, a Administração Municipal substituiu 968 luminárias públicas, com custo de R$ 1.258.146. A expectativa é que até novembro deste ano outras áreas da cidade sejam contempladas.

As luminárias de LED têm 110 watts de potência. Algumas foram instaladas no lugar de lâmpadas antigas de 150 watts e 250 watts, alcançando economia de 75%, conforme apontou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Darlan Alves Pereira. Nos locais onde havia lâmpadas de 250 watts, a redução chega a aproximadamente 50%.

Pereira fez questão de enfatizar que os percentuais de economia não se referem ao total de energia elétrica consumida nas repartições públicas municipais, mas especificamente aos pontos onde foram feitas as substituições.

Diretor de Iluminação Pública, Fábio Havro de Sá destacou que “a engenharia busca aprimorar o fluxo luminoso com menores consumos e uso de lentes de alta tecnologia”. Leva em conta, ainda, o tempo de vida útil dos novos equipamentos – aproximadamente 50 mil horas e garantia de cinco anos.

Ele citou a Praça dos Pioneiros e classificou a reforma da iluminação como “importante trabalho”, por se tratar de um equipamento público com grande fluxo de pessoas em diferentes horários do dia. “Recebeu novos postes ornamentais com luminárias em LED. Da mesma forma que nas vias públicas, o objetivo é garantir melhor iluminamento e segurança.”

PRÓXIMAS ETAPAS – Até novembro deste ano, mais regiões de Paranavaí deverão ser contempladas com as luminárias de LED: as avenidas Gabriel Esperidião, Martin Luther King, João Sehtorst e Osvaldo Cruz. A nova etapa custará R$ 313.522,68, garantindo a instalação de 246 unidades.

Quanto a outras vias públicas a receberem nova iluminação, a Administração Municipal ainda “não tem previsão orçamentária, mas está estudando possibilidades para que possam ter novas frentes de atendimento”, disse Havro de Sá.

SEGURANÇA – A iluminação pública de qualidade é fundamental para a segurança. A avaliação é da segundo-tenente Bruna Fernandes, oficial de Comunicação Social do 8º Batalhão de Polícia Militar de Paranavaí. Segundo ela, “muitos indivíduos aproveitam a má iluminação para cometer crimes sem serem vistos”.

Quando os locais públicos estão devidamente iluminados, testemunhas e as próprias vítimas conseguem ver com mais clareza quem pretende cometer ou cometeu crime. Além disso, o sistema de câmeras de segurança se torna mais eficiente. “Também ajuda a PM a visualizar algum ato ilícito durante o patrulhamento diário, podendo agir com mais velocidade”, assegurou a segundo-tenente.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.