Destaque

O Município de Rondon, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, tem dado total apoio aos produtores de moranguinhos do município. Os produtores que foram beneficiados, num total de 32, todos foram atendidos com os serviços de subsolagem, aração e nivelamento.

Na sequência, iniciou-se a preparação dos canteiros e logo após o plantio das mudas. As lavouras estão em pleno desenvolvimento e com o acompanhamento técnico devido e o esforço dos produtores garantirá uma excelente safra. Importante lembrar que todo esse investimento na preparação do solo é a custo zero para os produtores.
Importância – A fruta é a terceira em movimentação de capital na fruticultura do Estado, com participação de 12,5% no total do valor bruto da produção (VBP) do setor.

No comparativo de 2010 com 2019 houve um aumento de 69% na área plantada no Paraná, acréscimo de 128,3% nas colheitas e de 238,3% no (VBP) nominal.
Para essa safra, segundo o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Aleandro F. de Souza, juntamente com o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER), foram plantadas uma área de 16 hectares e estima-se uma produção de 400 toneladas. O Valor Bruto da Produção (VBP) esperado para essa safra de moranguinhos no município é de R$ 3.000.000,00.
Para o prefeito Roberto Corredato, todo o investimento na agricultura familiar vale a pena, pois trará benefícios para os agricultores e suas famílias, dando a eles as condições necessárias para se manterem no campo com dignidade. Também gera riquezas ao município e proporciona melhor qualidade de vida para os produtores.
(fonte: agência de notícia do paraná)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.