Destaque

Todas as salas passarão por desinfecção entre um atendimento e outro para garantir a segurança da saúde de cada paciente

Assessoria Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Saúde da Mulher e da Criança, começou nesta quinta-feira, dia 1º, a programação especial do “Outubro Rosa”. Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) cumprirão um cronograma com horário especial de atendimento para um trabalho de prevenção extra às mulheres. “Nós elaboramos um cronograma em que cada dia da semana algumas UBSs vão atender especialmente às mulheres em horário diferenciado, das 17h às 19h. Este ano, com as medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia da Covid-19, estamos pedindo que as mulheres liguem no postinho antes e agendem o atendimento para evitar aglomerações. É importante que, ao ligar ou enviar mensagem pelo whatsapp, a mulher informe o nome completo, data de nascimento, a data e o horário que gostaria de realizar o exame. Além disso, todas as salas passarão por desinfecção entre um atendimento e outro para garantir a segurança da saúde de cada paciente. Durante todo o mês, as mulheres poderão fazer os exames e ainda receber orientações sobre o câncer de mama e de útero nas Unidades Básicas de Saúde”, explica a coordenadora do programa Saúde da Mulher e da Criança, Mariana Águila. Na programação do mês, a coordenação do Saúde da Mulher também está organizando o “Sábado Rosa”, que acontecerá no dia 17de outubro (sábado), das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Neste dia, as mulheres que procurarem os postinhos poderão fazer coleta de preventivo e exames clínicos das mamas.

LUTA CONTRA O CÂNCER -“É muito importante que as mulheres façam os exames preventivos corretamente, especialmente as mulheres com idades entre 25 a 69 anos, que já tiveram relações sexuais ou que têm histórico de câncer na família. Quando os exames preventivos são feitos e verificamos qualquer alteração, os resultados são encaminhados imediatamente para um médico especializado, que fará o encaminhamento para o tratamento. Se diagnosticado precocemente, nas fases iniciais, o câncer de mama e o de cólo de útero têm 95% de chances de cura”, explica Mariana.

NÚMEROS – Em 2019, a Secretaria de Saúde realizou 6.257exames preventivos e 3.724 mamografias em mulheres de Paranavaí. O projeto “Outubro Rosa” utiliza como símbolo o laço rosa, representando internacionalmente a luta contra o câncer de mama.

A campanha tem como objetivo esclarecer não só para as mulheres, mas para toda a população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame de mama e a mamografia. A doença é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo.

Confira a programação de abertura das UBS em horários especiais durante o mês de Outubro:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.