Cotidiano

Com o objetivo de orientar a população sobre o voto consciente e chamar a atenção dos candidatos para as regras eleitorais, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, e a Igreja Católica retomaram as atividades do comitê político baseado na Lei 9.840, que dispõe sobre corrupção eleitoral. Na terça-feira (22), reunirão representantes de mais de 50 entidades e instituições para conversar sobre o tema.
A ideia é falar sobre política de boas ações, dentro dos princípios democráticos, e envolver toda a sociedade no debate sobre transparência. O que se busca, disse a presidente da OAB de Paranavaí, Célia Zanatta, é que o município seja economicamente mais justo, que tenha ecologia sustentável, que supere a violência e seja liderado por pessoas honestas e corajosas.
Durante o encontro de terça-feira, os convidados receberão a Cartilha de Orientação Política elaborada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A produção do material contou com a participação do bispo diocesano de Paranavaí, dom Mário Spaki, que afirmou: “Nosso objetivo é suscitar nas comunidades o interesse pela política dentro de uma visão positiva”.
A cartilha elenca as características de um bom candidato, ensina quais são as atribuições de prefeitos e vereadores e aponta como deve ser o comportamento dos eleitores. De acordo com dom Mário Spaki, o texto é um direcionamento para a sociedade. “É preciso votar com consciência e pensamento claro.” A avaliação do líder religioso é que “a boa política corresponsabiliza candidatos, eleitores e instituições”.
COMPROMISSOS – O comitê político liderado pela OAB e pela Igreja Católica desenvolverá outras ações ao longo do período eleitoral. Célia Zanatta disse que o próximo passo será conversar com todos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, para que se comprometam a fazer campanha “limpa, sem ataques pessoais”. É preciso debater ideias, planos de governo, disse.
A presidente da OAB de Paranavaí disse esperar que as pessoas que forem eleitas estejam, de fato, preparadas para guiar a cidade e pensem no bem da sociedade, seguindo a lei orgânica do município e cumprindo as propostas que apresentaram aos eleitores.
SERVIÇO – A reunião de terça-feira será na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Paranavaí, localizada na Rua Professora Neuza Cascão Borba, 1.635, Jardim Aeroporto. O início está previsto para 17 horas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.