Destaque
Dom Mário Spaki:” Não esperamos agressões pessoais, mas que o debate se concentre nas ideias”
Célia Zanatta disse que o objetivo é “ajudar a conduzir o voto consciente dos eleitores”

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, Célia Zanatta avalia que o debate entre candidatos é oportunidade para “comunicarem suas propostas” e “ajudar a conduzir o voto consciente dos eleitores”. Ela se referiu ao encontro programado para a noite desta terça-feira (20), com presença confirmada dos cinco concorrentes à chefia do Executivo Municipal.
O debate é uma realização da OAB de Paranavaí em parceria com a Igreja Católica e a Rede de Rádios. A ideia, disse Célia Zanatta, é garantir que os cidadãos conheçam as “pessoas que estão na disputa, sua visão sobre gestão” e tenham noções sobre questões relevantes das propostas de governo de cada um. Para ela, é importante que os eleitores saibam da importância de participarem do processo democrático.
Bispo diocesano de Paranavaí, dom Mário Spaki ressaltou: “Que os candidatos possam se confrontar entre si e apresentar propostas de governo para os próximos quatro anos. Não esperamos agressões pessoais, mas que o debate se concentre nas ideias”. Na opinião do líder religioso, o que faz a diferença é quando os concorrentes têm proposições relevantes e as apresentam para a população de maneira séria e ética.
Dom Mário Spaki informou que a Diocese de Paranavaí e a OAB promoveram 11 encontros em diferentes municípios da região. Avaliou que a parceria foi ótima e percebeu que “se criou uma base para um profícuo diálogo posterior com os que serão eleitos prefeitos e vereadores em cada cidade”. Disse também que “este é nosso lugar na política: apartidário, de conscientização, de presença efetiva, crítica e construtiva”.
CONSCIENTIZAÇÃO – No dia 22 de setembro, as duas entidades – Diocese de Paranavaí e OAB – fizeram o lançamento de uma cartilha elaborada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O material gráfico apresenta uma série de orientações sobre as eleições e o papel dos políticos na gestão pública. Representantes de diferentes segmentos da sociedade estavam presentes.
A Cartilha de Orientação Política estampa uma citação do papa Francisco: “Peço a todos que têm responsabilidade política que não se esqueçam de duas coisas: a dignidade humana e o bem comum”. O material gráfico foi distribuído para lideranças da comunidade, com o objetivo de promover o debate sobre transparência, ética e consciência no debate eleitoral.
Na ocasião, Célia Zanatta ressaltou que o movimento liderado pela OAB e pela Igreja Católica é formado por cidadãos comprometidos com o bem da sociedade. Dom Mário Spaki chamou a atenção para o papel dos agentes políticos na construção de uma realidade mais justa: “É possível que pessoas boas consigam fazer na política o bem que desejam”.
ELEIÇÕES – As eleições municipais deste ano serão no dia 15 de novembro e definirão prefeito e vereadores. Em Paranavaí, cinco concorrem à cadeira de gestor: Cesar Alexandre (PT), Delegado KIQ (Pode), Demerval Silvestre (PSC), Eduardo Dal Prá (PDT) e Marcos Aurélio (PSTU). O mandato dos eleitos para o Executivo e o Legislativo se estenderá de 2021 a 2024.
DEBATE – O debate desta terça-feira será no auditório da OAB de Paranavaí, a partir das 20h, com participação restrita de espectadores, em virtude da pandemia de Covid-19.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.