Destaque

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na manhã de quinta-feira (3) a 14ª morte provocada por Covid-19 em Paranavaí. O homem de 90 anos estava internado na Santa Casa desde o dia 18 de agosto, na ala exclusiva para pacientes com a doença ou sob suspeita.

O teste rápido para coronavírus foi feito no mesmo dia da internação, com resultado positivo. Inicialmente ele estava na Enfermaria e precisou ser transferido para a UTI. Dias depois, voltou para a Enfermaria, fazendo uso de máscara de oxigênio. O quadro clínico piorou durante a madrugada de ontem e ele morreu.

As 13 mortes anteriores em decorrência da Covid-19 aconteceram nos dias 14 e 18 de abril, 2, 3, 13 e 18 de maio, 8 de junho, 5, 18 e 22 de julho e 1º, 3 e 6 de agosto. Foram seis mulheres e sete homens, com idades entre 40 e 85 anos.

A morte do paciente na madrugada de ontem mostra que ainda há riscos quanto à transmissão e os riscos da doença. Por isso, o Governo do Paraná está implementando mudanças na estratégia de identificação de casos, com o intuito de facilitar o boqueio e quebrar a cadeia de transmissão do vírus.

O monitoramento dos pacientes tem sido feito desde o início da pandemia, mas se dará de maneira mais estruturada, ampliando o alcance das pessoas em observação.

A ideia é entrar em contato com todos que tiveram algum tipo de aproximação do paciente com resultado positivo para Covid-19 e mantê-los em isolamento domiciliar. Quando as pessoas com o vírus se mantêm em casa por 14 dias, reduzem a chance de transmissão.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.