ESTATÍSTICA

O novo estudo, com data de referência em 1º de julho deste ano, aponta população de 88.922 habitantes. No censo realizado há dez anos, o IBGE calculou 81.590 pessoas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na quinta-feira (27), as Estimativas da População para os 5.570 municípios. Os dados indicam que em Paranavaí o número de habitantes aumentou 8,9% em relação a 2010.

No censo realizado há dez anos, o IBGE calculou 81.590 pessoas morando em Paranavaí. O novo estudo, com data de referência em 1º de julho deste ano, aponta população de 88.922 habitantes. Em todo o país são 211,8 milhões.

As estimativas populacionais são referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos. Também estão entre os parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

De acordo com o secretário de Fazenda de Paranavaí, Gilmar Pinheiro, o crescimento não garantirá elevação no valor dos repasses do Governo Federal. Para que isso fosse possível, seria necessário alcançar a marca de 91.693 habitantes.

O cálculo para a liberação dos recursos leva em conta, por exemplo, a população e a renda per capita. Com os números apontados pelo IBGE na quinta-feira, o coeficiente de Paranavaí se mantém na faixa em que estava há dez anos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.