Destaque

A Prefeitura de Paranavaí segue com a estratégia de vacinação em massa contra a Covid-19. Nesta quinta-feira (10) a primeira dose do imunizante é destinada a pessoas de 53 a 59 anos, sem comorbidades; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente maiores de 18 anos; gestantes e puérperas maiores de 18 anos, com comorbidades; profissionais da educação que atuam nos ensinos básico, médio, profissionalizante e EJA maiores de 18 anos; profissionais que atuam no ensino superior entre 49 e 59 anos; e profissionais da assistência social maiores de 18 anos. A vacinação está sendo feita no Centro de Eventos, até 18h.

No próximo sábado, dia 12 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Imunização, e a 14ª Regional de Saúde vão realizar um mutirão para a aplicação das segundas doses de vacina contra Covid-19 para todos os públicos-alvo. Todas as pessoas que estão com a segunda dose da vacina em atraso poderão ser imunizadas no Centro de Eventos, das 8h às 14h.

“É muito importante que as pessoas que tomaram a primeira dose de qualquer um dos imunizantes contra Covid-19 recebam também a segunda dose (respeitando o prazo indicado na Carteira de Vacinação), já que a eficácia das vacinas foi determina a partir de estudos que os testaram fazendo duas aplicações”, explica a secretária municipal de Saúde, Andréia Vilar.

Quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito a infecções, em comparação às pessoas que receberam as duas doses. Além disso, a pessoa que só recebeu uma dose acaba não contribuindo de maneira correta para o controle da circulação do vírus. É preciso ter em mente que, além de aumentar a proteção contra a Covid-19, a segunda dose ajuda a prolongar essa proteção, reitera a secretária.

Para receber a segunda dose da vacina, basta que as pessoas já imunizadas com a primeira dose e que estão dentro do prazo indicado para receber a dose que completa o esquema vacinal se dirijam ao Centro de Eventos levando documento de identificação com foto, Cartão SUS e Cartão de Vacina.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.