Destaque

Prefeito de Terra Rica, Julio Leite ficará à frente da entidade durante a gestão de 2021. Na solenidade de posse, sexta-feira, ele defendeu a união dos gestores municipais

O prefeito de Terra Rica, Julio Leite, assumiu a presidência da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) e ficará à frente da entidade durante a gestão de 2021. Na cerimônia de posse, realizada na manhã de sexta-feira (29), ele disse que a região precisa crescer de maneira homogênea e defendeu a união dos gestores. Declarou: “Temos projetos ousados para proporcionar desenvolvimento” e garantiu que trabalhará para atrair investimentos. No início de fevereiro, viajará a Curitiba e se reunirá com representantes do Governo do Estado, em busca de apoio e de recursos. As expectativas são positivas.

Uma das propostas é fortalecer o turismo regional. Com ajuda do deputado estadual Tião Medeiros, Julio Leite quer estabelecer uma parceria com a Usina de Itaipu e trazer pavimentação para as vias às margens dos rios Ivaí e Paranapanema. Também incentivará as melhorias na infraestrutura rodoviária, com a duplicação da BR-376, que liga Paraná e Mato Grosso do Sul, partindo de Paranavaí até o Porto São José, em São Pedro do Paraná, e a construção da ponte unindo os dois estados. Na opinião do presidente da Amunpar, é necessário encurtar as distâncias e facilitar o transporte da produção agrícola.

SAÚDE – A saúde é outra preocupação de Julio Leite. Disse que defenderá a microrregionalização dos serviços, com unidades de referência em Loanda, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranavaí e Terra Rica. Além de “desafogar” a Santa Casa, que recebe pacientes de todo o Noroeste do Paraná, a descentralização dos atendimentos resultará em maior resolutividade e proporcionará economia para os cofres públicos municipais. O assunto deverá ser discutido pelos gestores na segunda semana de fevereiro e a implantação do novo sistema está prevista para acontecer ainda este ano.

O assunto também foi abordado pelo prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ), que participou da solenidade de posse. Disse que se trata de um grande projeto para o Noroeste do Paraná. Falou da importância da Unidade Morumbi da Santa Casa na ampliação dos atendimentos médicos e reforçou que os repasses das administrações municipais precisam ser cumpridos à risca, garantindo a manutenção dos serviços de saúde. Ele citou, ainda, a construção da nova sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amunpar), cujo terreno foi doado pela Prefeitura de Paranavaí.

O presidente do CIS/Amunpar, Freonizio Valente, de Santa Isabel do Ivaí, declarou que a reeleição de alguns prefeitos da região permitirá a continuidade de projetos importantes para o desenvolvimento do Noroeste do Paraná. Em seguida, salientou o papel de destaque dos gestores de cidades-polo nesse processo de crescimento socioeconômico.

Ricardo Maia, superintendente geral de Apoio aos Municípios, assegurou que o apoio mútuo dos gestores municipais é primordial para que a Amunpar alcance o desenvolvimento. Luiz Accorsi, assessor governamental do Estado do Paraná, colocou-se à disposição da nova diretoria da Associação e disse que o Palácio do Iguaçu está de portas abertas para receber os prefeitos da região e contribuir para a concretização dos projetos.

José Carlos da Silva Maia, de São João do Caiuá, que entregou a presidência da Amunpar para Julio Leite, contou que muitos planos tiveram de ser adiados em 2020 por causa da pandemia de Covid-19. “Muitas ações ficaram comprometidas e o andamento da Associação foi prejudicado.” Mesmo assim, foi possível dar início às obras de ampliação da sede da entidade, com a construção de uma área social – a expectativa é concluir os serviços ainda este ano.

DIRETORIA – Além de Terra Rica, fazem parte Nova Londrina (Otávio Henrique Grendene Bono, 1º vice-presidente), Diamante do Norte (Eliel dos Santos Correa, 2º vice-presidente), Mirador (Fabiano Marcos da Silva Travain, secretário técnico), Santa Mônica (Luan Gustavo Frazatto, secretário administrativo) e Santo Antônio do Caiuá (José Gabriel Gonçalves Fachiano, conselheiro junto à Associação dos Municípios do Paraná).

GALERIA DE FOTOS – Após a cerimônia que deu posse à nova diretoria da Amunpar, os prefeitos se dirigiram à galeria de fotos dos ex-presidentes. Na ocasião, três novos retratos foram incorporados à coleção: Delegado KIQ, que esteve à frente da entidade em 2018; Valente, que presidiu a Amunpar em 2019; e Maia, presidente em 2020.

APRIDANORPA – No mesmo dia em que Julio Leite assumiu a presidência da Amunpar, sua esposa, Renata Gomes de Abreu, primeira-dama de Terra Rica, tomou posse da Associação das Primeiras-Damas do Noroeste do Paraná (Apridanorpa), no lugar de Carmem Concatto Maia, esposa do ex-prefeito de São João do Caiuá e ex-presidente da Amunpar, José Carlos da Silva Maia.

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.