Destaque

A mudança de cenário refletiu na taxa de internamentos na Santa Casa de Paranavaí, que recebe pacientes de todo o Noroeste do Estado

Até a tarde de quarta-feira (25), 55 pessoas morreram no Noroeste do Paraná em decorrência da Covid-19. O número total de casos positivos da doença chegou a 2.891, e 93 pacientes ainda aguardavam resultados de exames. Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e também mostram que houve confirmações de coronavírus em todos os municípios da região.

Alto Paraná, Guairaçá, Inajá, Itaúna do Sul, Mirador, Nova Londrina, Planaltina do Paraná, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Mônica, Santo Antônio do Caiuá, São João do Caiuá e Tamobara registraram um óbito cada. Em Terra Rica, três. Loanda, Marilena e Santa Isabel do Ivaí tiveram quatro óbitos cada. Em Paraíso do Norte, seis mortes. Em Paranavaí, 22.

A mudança de cenário, com o que autoridades em saúde estão chamando de segunda onda de transmissão do coronavírus, refletiu na taxa de internamentos na Santa Casa de Paranavaí, que recebe pacientes de todo o Noroeste do Estado. Ontem, 70% dos leitos da UTI e 90% da Enfermaria estavam ocupados.

No início da pandemia, o hospital dispunha de 10 vagas de UTI e 20 de Enfermaria na ala exclusiva para pacientes com Covid-19 ou sob suspeita. Em 1º de outubro, a Sesa orientou a Santa Casa a reduzir o número de leitos, restando 20. No início de novembro, outra mudança: cada setor ficou com apenas cinco vagas. Há seis dias, o Governo do Estado autorizou a reativação de 10 leitos.

Diante da situação, houve mudanças nas regras de segurança sanitárias em alguns municípios da região. Em Paranavaí, por exemplo, a Prefeitura determinou o fechamento de parques infantis e quadras esportivas em espaços públicos. Também proibiu a venda de bebidas alcoólicas e o consumo em vias públicas das 22h às 6h.

Em Planaltina do Paraná e Santa Isabel do Ivaí, onde o quadro é considerado de médio risco para o contágio, as cerimônias presenciais estão suspensas em igrejas e templos religiosos. O decreto de Santa Isabel do Ivaí, com vigência de três dias após a publicação (24 de novembro), também proíbe o funcionamento de academias e a prática esportiva externa com grupos maiores do que quatro pessoas.

PARANAVAÍ – No final da tarde de ontem, a Prefeitura de Paranavaí divulgou o boletim atualizado da Covid-19. Entre terça e quarta-feira, foram 51 novos casos da doença: 27 homens (com idades entre 19 e 68 anos), 20 mulheres (de 18 a 81 anos), três crianças (11 e 12 anos, duas com a mesma idade) e um adolescente (17 anos). Todas as pessoas cumprem isolamento domiciliar e são acompanhadas por equipes da Secretaria de Saúde. Com os resultados de ontem, subiu para 1.299 o número de casos confirmados de Covid-19 em Paranavaí.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.