Destaque

Na tarde de ontem, dez leitos da UTI estavam ocupados na Ala Covid-19 da Santa Casa de Paranavaí, representando 100% da capacidade total. Outras seis pessoas seguiam internadas na Enfermaria, que dispõe de 20 vagas.

As informações foram divulgadas ontem, quando um paciente de 88 anos de idade, morador de Paranavaí, morreu por causa de complicações provocadas pela Covid-19.

Ele tinha sido hospitalizado no dia 28 de agosto e recebeu alta no dia 30, tendo testado positivo para Covid-19. Voltou a ser internado no dia 5 de setembro e precisou receber suporte em máscara de oxigênio.

Sobre a ocupação dos leitos de UTI nos últimos dias, a infectologista da Santa Casa, Gislaine Erédia, disse: “A preocupação é imensa. Antes tínhamos uma quantidade de pacientes bem menor”.

O aumento ocorreu duas semanas após o Dia dos Pais, analisou a médica. “As pessoas estão ficando cansadas do isolamento. Sentiram saudade e foram visitar os pais, mas não se cuidaram, extrapolaram.”

Gislaine Erédia fez os cálculos. Depois de contrair o vírus, o paciente leva, em média, cinco dias para manifestar os sintomas da doença. O agravamento se dá de oito a dez dias, quando é necessário fazer a internação.

FERIADÃO – A infectologista disse que a situação das prainhas do Noroeste do Paraná ao longo do último feriadão, com movimentação intensa de turistas, dificilmente não terá resultados diretos na ocupação hospitalar.

Porto Rico, por exemplo, recebeu aproximadamente 18 mil pessoas entre sexta-feira (4) e segunda-feira (7). Houve aglomerações, sem os devidos cuidados para reduzir os riscos de contágio. “Os reflexos serão percebidos daqui a duas semanas”, disse Gislaine Erédia, referindo-se novamente às vagas na Ala Covid-19 da Santa Casa.

MORTE – O homem de 88 anos que morreu na manhã de ontem foi a 15ª vítima da doença em Paranavaí. As outras foram registradas nos dias 14 e 18 de abril, 2, 3, 13 e 18 de maio, 8 de junho, 5, 18 e 22 de julho, 1º, 3 e 6 de agosto e 3 de setembro.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.