Destaque

A Santa Casa de Paranavaí está reativando cinco leitos de UTI e cinco de enfermaria na Ala Covid. Os leitos estão disponíveis desde a tarde desta sexta-feira, dia 20.

A informação é do diretor-geral administrativo do hospital, Héracles Alencar Arrais, que na noite de quinta-feira, recebeu um telefonema do superintendente de Gestão em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Vinicius Filipak, pedindo e autorizando a reativação. “O Estado está atento a questão e acompanhando os números da região. Antes mesmo de apresentarmos o pedido de reativação de alguns leitos, a SESA se antecipou e já autorizou a reativação de novos leitos”, disse Arrais.

A reativação acontece em razão do repique nos casos de contaminação e internação de pessoas contaminadas com o novo coronavírus.

Na manhã desta sexta-feira, o representante da Santa Casa no Comitê de Operação Emergencial (COE), Marcelo Cripa, informou o órgão que avalia e avaliza as iniciativas no âmbito do município sobre a pandemia. Agora serão 10 leitos de UTI e 10 de enfermaria.

“Graças à parceria com a 14ª Regional de Saúde e a SESA e também ao bom relacionamento e a sensibilidade do secretário Beto Preto, superintendente Vinicius Filipak e o diretor Geraldo Biesek, a Santa Casa está podendo oferecer as condições para atendimento aos pacientes de Covid”, reforça o diretor-geral.

Para poder reativar os leitos para a Covid, a Santa Casa vai ter que suspender parcialmente as cirurgias eletivas, mesmo aquelas que não utilizavam a anestesia geral, que ainda continuavam suspensas. “Não dá para avaliar qual percentual de cirurgias eletivas será suspenso. Elas serão realizadas de acordo com a disponibilidade de leitos”, informa Cripa.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.