Destaque

A demanda por leitos hospitalares levou a Prefeitura de Paranavaí a ampliar o número de vagas do Hospital de Campanha Morumbi

No período de 72 horas entre sexta-feira (21) e ontem (24), a Santa Casa de Paranavaí registrou 10 mortes de pacientes internados na Ala Covid-19. Eram moradores de Diamante do Norte, Marilena, Loanda, Santa Isabel do Ivaí, Alto Paraná, São Carlos do Ivaí, Guairaçá, Paranavaí e Terra Rica. Nesse mesmo intervalo, 15 pessoas foram internadas e 12 receberam alta. Assim, chegou a ter 90% de ocupação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) na UTI e 30% na Enfermaria. No espaço destinado a pacientes com convênios, eram três internações na UTI e seis na Enfermaria. As 30 pessoas testaram positivo para Covid-19.

A Santa Casa de Paranavaí é referência no atendimento a pessoas com a doença ou sob suspeita. Significa que recebe pacientes de todo o Noroeste do Paraná e até de outras regiões do Estado. Entre os 15 internamentos de sexta-feira até ontem, duas mulheres (34 e 60 anos) são de Alto Paraná, três mulheres (38, 42 e 52 anos) e três homens (43, 44 e 46 anos) são de Paranavaí, duas mulheres (44 e 75 anos) moram em São João do Caiuá, uma mulher (46 anos) de São Carlos do Ivaí, um homem (46 anos) de Tapejara, uma mulher (49 anos) de Terra Rica, uma moradora (60 anos) de Santa Isabel do Ivaí e um homem (60 anos) de Nova Londrina.

Atualizados no último domingo (23), os números da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostravam que entre casos suspeitos ou confirmados, 11 moradores do Noroeste do Paraná esperavam por vaga para internação em leitos exclusivos de UTI e 13 de Enfermaria.

Também de acordo com a Sesa, os municípios da região totalizavam, domingo, 20.477 confirmações e 426 óbitos. No Paraná, eram 1.054.893 casos positivos da doença, com 25.362 mortes. Na mesma data, o Brasil tinha 16.047.439 diagnósticos positivos e 448.208 óbitos. Os dados da Sesa indicam que a cada dez pessoas confirmadas em todo o mundo, uma é brasileira; a cada sete mortes, uma é no Brasil.

Novos leitos – A demanda por leitos hospitalares levou a Prefeitura de Paranavaí a ampliar o número de vagas do Hospital de Campanha Morumbi. A Enfermaria Covid terá capacidade para mais 15 pacientes, totalizando 32 leitos. A expectativa é que as vagas complementares para pessoas de Paranavaí sejam liberadas a parti desta quarta-feira (26).

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Andréia Vilar, o nível de contaminação está muito alto nos últimos dias. “A semana passada foi a pior semana epidemiológica que registramos desde o início da pandemia, com 839 casos positivos. A rede hospitalar já está sofrendo com a superlotação.”

Ela destacou que a Santa Casa de Paranavaí está há várias semanas com lotação máxima. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) também operou por vários dias acima da capacidade, chegando a ter 20 pacientes no setor exclusivo para Covid-19 aguardando vaga hospitalar.

Diante da situação, Andréia Vilar afirmou: “Nossa alternativa imediata é ampliar o número de leitos de Enfermaria para desafogar principalmente a demanda da UPA. Queremos continuar dando a assistência necessária para que os pacientes não tenham agravamento, não precisem ser intubados e possam voltar para casa e ser recuperar por completo”.

Mortes em Paranavaí – Ontem, a Secretaria de Saúde confirmou mais uma morte de paciente de Paranavaí com Covid-19. O homem de 44 anos estava internado na Ala Covid-19 da Santa Casa, tinha hipertensão como doença pré-existente.

Em 2020, morreram por causa de Covid-19: duas mulheres em abril, três homens e uma mulher em maio, uma mulher em junho, quatro homens em julho, duas mulheres e um homem em agosto, três homens em setembro, um homem em outubro, três homens e duas mulheres em novembro e sete homens e cinco mulheres em dezembro. Foram 35 óbitos.

Desde janeiro de 2021 até a tarde de ontem, a Administração Municipal havia contabilizado as seguintes mortes: oito homens e quatro mulheres em janeiro, 11 homens e 14 mulheres em fevereiro, 18 homens e 25 mulheres em março, 26 homens e 22 mulheres em abril, e 10 homens e 11 mulheres em maio. São 149 mortes.

Atualização da Prefeitura de Paranavaí mostra que o município registrou 260 novos casos de Covid-19 em 72 horas. Os pacientes são 98 homens (18 a 76 anos), 137 mulheres (18 83 anos), 12 adolescentes (13 a 17 anos) e 13 crianças (5 a 12 anos). Todas as pessoas confirmadas estão cumprindo isolamento domiciliar e sendo monitoradas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Com os novos resultados de exames, subiu para 9.013 o número confirmações de Covid-19 em Paranavaí.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.