Destaque

Paciente, uma mulher de 54 anos de idade, estava internada na Ala Covid-19 da Santa Casa de Paranavaí desde o dia 12 de fevereiro

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou no início da tarde desta quarta-feira (17) a 54ª morte por Covid-19 em Paranavaí. A paciente tinha 54 anos de idade e estava internada na Santa Casa desde o dia 12 de fevereiro. Havia testado positivo para a doença no dia 11, através de um Teste Rápido particular.

Segundo informações do setor de Comunicação e Marketing da Santa Casa, a mulher deu entrada na ala Covid-19 no dia 12 de fevereiro, apresentando falta de ar. Ela foi internada diretamente na UTI, recebendo suporte com cateter de oxigênio. No dia 13, ela precisou ser intubada. Na manhã de quarta-feira (17) houve um agravamento no seu quadro geral e a paciente morreu pouco depois das 9h. Como comorbidades, tinha hipertensão e insuficiência venosa.

Antes, pela manhã, a Secretaria de Saúde havia confirmado a morte de um homem de 69 anos de idade, internado duas vezes na Ala Covid-19 da Santa Casa. A primeira vez foi no dia 2 de fevereiro, apresentando dor abdominal e falta de ar. Na Enfermaria, recebe suporte com cateter de oxigênio. No mesmo dia, foi a realizada a coleta de exame PCR para detecção do coronavírus. O laudo foi liberado no dia 5 de fevereiro com resultado positivo. Com a melhora do seu estado de saúde, o paciente teve alta no dia 9 de fevereiro.

No último dia 15 (segunda-feira), ele retornou à Ala Covid da Santa Casa, desta vez sendo internado diretamente na UTI. Precisou ser intubado e passou a receber suporte com respirador pulmonar. Durante o dia, houve agravamento no seu quadro geral e o paciente evoluiu morreu às 16h30. Como comorbidades, tinha hipertensão, diabetes, doença renal crônica e havia sido submetido a transplante renal.

Cabe ainda ressaltar que a Santa Casa registrou mais um óbito de paciente de Paranavaí que estava internado na Ala Covid-19. Porém, como a coleta de exame PCR para detecção da Covid-19 foi realizada no dia 15 de fevereiro, o laudo com o resultado ainda não foi liberado. Sendo assim, o paciente é considerado suspeito para a doença e ainda não entra para as estatísticas oficiais.

As mortes anteriores provocadas pelo coronavírus em Paranavaí foram: duas mulheres em abril; três homens e uma mulher em maio; uma mulher em junho; quatro homens em julho; duas mulheres e um homem em agosto; três homens em setembro; um homem em outubro; três homens e duas mulheres em novembro; sete homens e cinco mulheres no mês de dezembro; sete homens e quatro mulheres em janeiro; e quatro homens e duas mulheres em fevereiro.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.