Destaque

Trabalhadores estão planejando uma carreata para o próximo sábado (29). Eles são contrários à proposta de calendário apresentada pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), com dias e horários de funcionamento das lojas no Centro e nos bairros. Os manifestantes se concentrarão na Praça dos Pioneiros, a partir das 13 horas.

Empregados não aceitam proposta feita pela Aciap
Foto: Ivan Fuquini

Em contato com a equipe do Diário do Noroeste, dois funcionários explicaram que se trata de uma mobilização espontânea. Mesmo assim, a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí (Sindscom), Leila Vanda Aguiar, garantiu que apoia a iniciativa, já que representa a categoria.

O calendário comercial já motivou os trabalhadores a fazerem abaixo-assinados online e presencial. Depois disso, lideranças da classe patronal se manifestaram dizendo que a jornada de trabalho é definida pelos empresários e que a mobilização dos empregados é uma estratégia para impor o reajuste salarial: o Sindoscom pede 2,05%, mas a classe empresarial defende que não haja aumento.
Enquanto o impasse entre as duas categorias não é resolvido, as relações de trabalho no comércio de Paranavaí ficam sem o amparo do acordo coletivo, que deveria estar vigente desde 1º de junho. Assim, permanecem indefinidos, por exemplo, datas e horários de abertura das lojas no mês de dezembro e piso salarial.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.