Destaque

As 213 urnas eletrônicas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral para a Comarca de Paranavaí já estão carregadas e lacradas, e a expectativa é que sejam levadas para os colégios eleitorais quinta e sexta-feira (12 e 13). A votação será no domingo (15), data em que serão definidos prefeito e vereadores de cada município.

Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí e Tamboara somam 186 seções. Terão 744 mesários trabalhando ao longo do dia de votação e 200 pessoas na equipe de apoio logístico, entre secretários de prédio e motoristas, entre outras funções.

Chefe de cartório da 72ª Zona Eleitoral de Paranavaí, Alethéia Barros Aparício explicou que a carga das urnas eletrônicas consiste na inserção dos programas com os dados dos eleitores e dos candidatos. Concluída essa etapa, os equipamentos são lacrados e ficam guardados no depósito do Fórum Eleitoral de Paranavaí até o dia da distribuição.

A princípio, 186 unidades serão utilizadas no pleito. As 27 restantes estão prontas para o caso de ser necessário fazer a substituição de alguma urna em uso.

ELEIÇÕES – Nos municípios que formam a Comarca de Paranavaí, foram feitas 14 inscrições de candidaturas a prefeito, apenas uma foi indeferida pela Justiça Eleitoral, em Tamboara. As quatro localidades somam 271 registros de candidatos a vereadores, com dois indeferidos definitivamente em Paranavaí e quatro em Tamboara, município que também teve uma renúncia. As informações estão no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Concorrem à Prefeitura de Amaporã Dr. Gilmar Basilio (Pode) e Mauro Lemos, com 47 candidatos a vereadores. Em Nova Aliança do Ivaí, Adir (PP) e Licinho (PSB) são concorrentes à chefia do Executivo e 34 pessoas disputam as cadeiras do Legislativo.

Em Paranavaí, são cinco candidatos a prefeito: Cesar Alexandre (PT), Delegado KIQ (Pode), Demerval Silvestre (PSC), Eduardo Dal Prá (PDT) e Marcos Aurélio (PSTU). O município soma 130 registros de candidaturas a vereadores.

São concorrentes à Prefeitura de em Tamboara Adriana Teles (PSL), Dudu Leiteiro (MDB), Ivanilson Negão (PV) e Toninho Cauneto (PSD). Wilson Paçoca (PV) também foi inscrito para concorrer à chefia do Executivo Municipal, mas o pedido foi indeferido pela Justiça Eleitoral. Tamboara registrou 60 nomes de candidatos a vereadores.

JUSTIFICATIVA – A votação para definir prefeito e vereadores de cada município será no domingo (15). O voto é obrigatório e quem não puder comparecer à seção eleitoral deverá justificar a ausência, para não haver pendência junto à Justiça Eleitoral e não precisar pagar multa.

Alethéia Barros Aparício disse que a primeira opção dos eleitores que precisarem justificar a ausência deve ser o e-Título, aplicativo gratuito para telefones celulares e tablets. O dispositivo faz o georreferenciamento e identifica quando o cidadão está fora da zona eleitoral, disponibilizando a possibilidade de fazer a justificativa.

A orientação da Chefe de cartório da 72ª Zona Eleitoral de Paranavaí é que as pessoas evitem justificar a ausência presencialmente, para não haver aglomerações desnecessárias. A exceção é para os casos em que os eleitores não conseguirem concluir o procedimento utilizando o e-Título.

Quem tiver dúvidas sobre o local de votação também pode consultar o aplicativo eletrônico. Para baixar o e-Título, basta acessar a Play Store (Android) ou a loja da Apple (iOS) e fazer o download gratuito.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.