Na correria de final de ano, alguns detalhes para receber amigos e familiares podem ser esquecidos, mas há alternativas de última hora para resolver o problema e dar um charme especial para a casa. Além disso, algumas criações evitam gastos em diversos produtos decorativos que depois precisarão ser guardados até o próximo Natal. Algumas criações, além disso, são consideradas mais sustentáveis.
Uma boa opção de decoração mais sustentável e de última hora é utilizar velas, canela em pau e um barbante para fazer um lindo arranjo. Basta cercar a vela com a canela e fazer a amarração. A pinha, do pinus, pode ser encontrada em muitos locais, pelas ruas e praças. Ela se encaixa muito bem em arranjos que podem ser criados aproveitando algumas bolinhas e fitas. O que vale é a criatividade. Outra opção é a utilização das luzinhas dentro de um pote de vidro. Pode ser até mesmo uma garrafa.
As taças não ficam de fora para os criativos. Elas podem ser enchidas de bolinhas e depois serem emborcadas. Para completar a peça, uma fita vermelha pode ser usada para um top e sobre a base, que vai estar para cima, pode ser colocada uma vela.
Temperos não ficam de fora para a criação de arranjos. Ramos de alecrim podem ser transformados em guirlandas. Basta fechar o círculo e usar um barbante para amarrá-lo. Sobre o prazo, fica um charme além de trazer um aroma todo especial para a ceia. Para quem não quer ter muito trabalho, há ainda as opções de comprar vasos de flores vermelhas, muito comuns nesta época. A vantagem, é que depois das festas, ela pode ser plantada diretamente no jardim e não há desperdício de dinheiro.