Neste sábado (23) o Diário do Noroeste completa 66 anos. Desde o ano um até o momento presente, a empresa e a região passaram por muitos desafios. Abalos, avanços e retrocessos foram sentidos desde a distante metade da década de 1955.
O venturoso ciclo do café, a queda da atividade cafeeira na década de 1970 (agravada pela trágica geada preta de 1975), o êxodo rural e urbano até meados da década de 1980, as legítimas disputas políticas, visivelmente amadurecidas com a aproximação e a chegada dos anos 2000.
Como contraponto, tivemos e temos empresários arrojados em Paranavaí e região. Muitas pessoas teimaram empreender e enxergaram oportunidades onde nem sempre havia esperança. Por isso, chegamos até aqui.
O desenvolvimento de uma região é sempre coletivo, em que pesem questões como distribuição de renda, pois é falsa a dicotomia entre empresas e progresso.
O Diário do Noroeste se inventou e se reinventou e certamente progrediu mais em tempos de esperança. Então, que venha a esperança de dias melhores.
Ao festejar os 66 anos, o DN divide os méritos com a classes empresarial e política que apostam na força da marca para levar suas mensagens. Também o DN reconhece a importância das pessoas que prestaram serviços em mais de seis décadas. Igualmente agradece ao leitor que, ao manusear o jornal, acessar as redes sociais e o site, abre as portas para novas superações.
Pensando no futuro, em 2022 teremos eleições no País para escolher presidente, deputados, senadores e governadores. O Diário do Noroeste aproveita para reiterar a sua atuação democrática, ouvindo a todos que têm algo a dizer nesse processo. A escolha fica para o direito sagrado do eleitor.
Cabe à imprensa profissional e livre o papel de passar informações verdadeiras, revelando perfis (visíveis e ocultos). Essa importância aumenta em tempos de fake news, tempos em que a verdade parece apenas uma das versões mentirosas. Cabe ao bom exercício do jornalismo expor as diferenças.
Esse é o tamanho da nossa responsabilidade. Obrigado pela confiança.
Segue abaixo algumas matérias para relembrar os 66 anos de história.