Está marcada para o dia 16 deste mês, em Curitiba, a solenidade de entrega do Prêmio Melhores do Ano, categoria Defesa da População. O advogado e idealizador da Abraccce, dr. Waldur Trentini se diz “muito contente” por receber a premiação.
O prêmio a Waldur Trentini é por sua atuação voluntária em defesa da população à frente da Abraccce, entidade que atende pessoas que buscam acesso à saúde.
São casos em que as pessoas precisam de atendimento e o poder público não disponibiliza consultas, cirurgias, além de medicamentos.
Essas pessoas têm conseguido tratamento ou medicamentos com apoio da Abraccce, que ingressa na justiça com pedido de atendimento.
Foi Waldur Trentini quem idealizou a Abraccce (Associação Brasileira de Apoio e Defesa da Cidadania, do Contribuinte e do Consumidor), para prestar trabalho gratuito.
Hoje a Abraccce atende pessoas de 58 cidades em 8 Estados (são mais de R$ 16 milhões em valores acumulados com esses benefícios conquistados, beneficiando inúmeras pessoas).
A idealização da Abraccce foi motivada pela vida de sofrimento de Trentini e família na busca de atendimento na saúde pública.
Natural do RS, enfrentou problemas de saúde, dele e dos pais. “Mas nunca faltou amor na família de 11 irmãos. As dificuldades me fizeram amadurecer e quando me formei advogado, me atribui a missão voluntária de ajudar as pessoas. Assumo o sofrimento das pessoas, e luto por elas”.
A pesquisa de opinião foi realizada pela empresa Mega Publicidades, de Cascavel, abrangendo profissionais dos três Estados do Sul do país.
A entrega do prêmio será neste sábado, no auditório do Restaurante Sal e Brasa, Curitiba.
BREVE HISTÓRICO DE WALDUR TRENTINI
Nascido na cidade de Marcelino Ramos (RS), Waldur e família sofreram para ter acesso ao atendimento na saúde.
Foi um tempo de desafios e provações. O irmão mais velho, Ermindo Trentini (conhecido por Gaúcho Barbeiro), mudou-se para Paranavaí com a promessa de, posteriormente, trazer toda a família, o que fez em janeiro de 1964. A família foi alojada em uma casa na rua Piauí.
Waldur enfrentou desde criança os desafios da doença em família. O pai, João Trentini, faleceu no mesmo ano que a família chegou a Paranavaí.
Ainda criança, com apenas 10 anos de idade, Waldur começou a trabalhar. Primeiro no escritório da Importadora Pindorama; depois nas empresas dos Irmãos Dal-Prá.
Teve um período em que Waldur foi acometido de uma enfermidade, que lhe exigiu tratamento por 8 anos.
Cursou Direito na Universidade Estadual de Maringá (UEM, de 1974 a 1978). Formado, passou a se dedicar à advocacia, foi quando sua mãe faleceu. A genitora enfrentou o drama de buscar atendimento na saúde pública.
Os desafios e obstáculos enfrentados motivaram Waldur Trentini a constituir a Abraccce em Paranavaí, em 06/04/2006), para atender pessoas que procuram o SUS e não são atendidas em suas necessidades pelo Poder Público.