Amadorismo
Quase três mil pessoas lotaram as arquibancadas do Ginásio de Esportes Saul Soletti (Solettão) nesta quinta-feira, (04), durante a abertura dos  Japs (Jogos Abertos do Paraná). Em uma noite memorável, que irá entrar para a história dos grandes eventos esportivos no município, a competição foi aberta oficialmente, em uma verdadeira demonstração de organização e respeito para com o esporte por parte dos gestores locais.
Desde o desfile das delegações, recepcionadas com muita alegria pela companhia de encantadores “Soul Artes”, até os procedimentos de praxe nas aberturas dos Jogos, como fogo simbólico e juramento do atleta, os organizadores deram um show, encantado o público, que prestigiou todas as atrações do início ao fim.
Além do ótimo público, a abertura contou também com as presenças: do prefeito Júlio Cesar da Silva, a vice-prefeita, Ana Marta da Silva; o deputado estadual, Paulo do Carmo; o coordenador de Esportes do Paraná, Cristiano Barros Del Rei; do chefe da Regional em Maringá, Valter Guerles; do coordenador da regional em Terra Rica, Agnaldo Luiz Baldo e do diretor municipal de Esportes, Celso Vinicius Gimenez.
Os atletas de Terra Rica, Diego Ferreira Vitoriano e Leandro Martin de Souza, dividiram um dos momentos mais importantes da abertura: a condução do fogo simbólico e acendimento da pira olímpica. Diego, ex-atleta de Taekwondo, já foi campeão dos Jogos da Juventude e Jogos Abertos, tetracampeão da Copa do Brasil e campeão brasileiro. Atualmente treina a equipe de rendimento da Associação Chapecoense de taekwondo. 
Leandro possuiu um rico histórico no futebol de Terra Rica. Além de conquistar cinco títulos regionais de futebol amador pelo município, já chegou a treinar no Flamengo do Rio de Janeiro e hoje segue praticando o futebol, sendo um dos destaques da modalidade na região. Vanderlei Balioni, também da casa fez o juramento do atleta.
O desfile das delegações contou com participação efetiva de praticamente todos os atletas dos 31 municípios que estiveram em Terra Rica até o último domingo, quando foi fechada a primeira etapa dos Jogos. A festa foi encerrada com a apresentação da Companhia de Encantadores Soul Arte, de Campo Mourão, que desde o início acompanhou as delegações e por último se apresentou arrancando aplausos do público, fechando de forma brilhante o cerimonial.
Para o prefeito Júlio Cesar da Silva só quem viveu na prática os jogos sabe a importância de participar. “Estou emocionado em poder ter a oportunidade de receber em nosso município os Jogos. Só quem dormiu em alojamentos e muitas vezes passou frio para poder jogar, como eu e o nosso diretor de esportes Celso,” disse o prefeito.
Os 62º Jogos Abertos do Paraná (JAPS) são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com apoio da Prefeitura de Terra Rica. Acompanhe também a fanpage dos JAPS: www.facebook.com/jogosabertospr

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.