Esporte

O vereador Valmir Trossini recebeu ontem, 14, membros do Conselho de Esportes de Paranavaí, para uma reunião, na qual solicitou a presença do secretário de Esportes, Rafael Octaviano de Souza.

“Sabemos que a prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios à saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, a diminuição de doenças cardíacas, redução da pressão arterial, entres outros, que corroboram para o bem-estar e a qualidade de vida de nossos cidadãos. Por isso convidamos o secretário de Esportes, que é um conhecedor nato da causa e doutor na área de Esportes”, explicou Valmir.

Dentre as tratativas, integrantes do Conselho demonstraram a importância do exercício físico especialmente neste momento de pandemia, e reivindicaram a utilização dos espaços públicos para a realização de treinos.

A reivindicação foi apresentada pelo parlamentar à secretária de Saúde, Andréia Martins Vilar e atendida pelo Executivo por meio do Decreto n.º 22.306/2021, publicado hoje.

Defensor do assunto, Trossini está preparando com sua assessoria, proposição em que reconheça a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para a saúde da população de Paranavaí, em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como espaços públicos.

No final de 2020, a Organização Mundial de Saúde, OMS, lançou novas diretrizes sobre atividade física e sedentarismo, na qual demonstrou a relevância da prática de atividades regularmente para todas as pessoas, independentemente da idade, com o intuito de prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, bem como reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, diminuir o declínio cognitivo, melhorar a memória e exercitar a saúde do cérebro.

Segundo a OMS, a inatividade física se relaciona fortemente com os índices de mortalidade prematura sendo o quarto fator de risco mais importante para a mortalidade precoce por todas as causas.

Estavam presentes os professores de atletismo, Jairo Venâncio e Leandro Lopes, o presidente do conselho Municipal de esportes, Marcelo Mercúrio, o diretor da Secretária de Esportes, André Luiz de Souza Pereira, além do membro do Conselho de Esportes e assessor parlamentar Carlos Giuliano da Silva, e dos servidores Luciano Pereira Ricato, diretor geral, Ademir Giandotti Júnior, assessor jurídico da presidência e Gisele Piperno Garcia, procuradora do Legislativo.

Na próxima segunda-feira, 19, a pedido do presidente da Casa de Leis, vereador Leônidas Fávero Neto, Rafael Octaviano vai comparecer à Câmara para prestar mais esclarecimentos sobre os projetos esportivos aos vereadores.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.