CIBELE CHACON
Da Redação
Com a chegada das festividades de fim de ano, o Hemonúcleo de Paranavaí enfrenta o desafio sazonal da redução nas doações de sangue. Durante este período, a queda no número de doadores pode comprometer o abastecimento necessário para atender às demandas médicas locais e regionais.
Lucas de Oliveira, chefe regional do Hemonúcleo, destaca a importância de lembrar que as emergências médicas não diminuem durante as celebrações. Acidentes e cirurgias continuam a demandar transfusões sanguíneas, tornando essencial manter os estoques em níveis adequados.
A unidade de Paranavaí atende 22 hospitais da região e está com o estoque baixo. “Não é alarmante, mas podemos dizer que está abaixo da média”, disse Oliveira. A doação leva menos de uma hora e cada voluntário pode doar no máximo 480 mililitros, volume distribuído em bolsas de hemocomponentes fracionados.
Segundo o chefe da unidade, além dos doadores recorrentes, há também a doação pela chamada “reposição dobrada”, em que familiares e amigos doam sangue após um paciente do seu convívio ter sido atendido pelo banco. “É o nosso ‘convite’ a repor a quantidade de sangue dobrada para não faltar para a próxima pessoa que precisar”, disse.
Eduardo Monteiro foi até o Hemonúcleo para doar em nome de um paciente específico. “Não me recordo quantas vezes doei sangue, mas foram várias. É uma satisfação e alegria poder ajudar”, afirmou.
Agendamentos – O agendamento deve ser realizado pelo site saude.pr.gov.br/Hemepar-Paranavai e no dia e horário escolhidos, apresentar um documento com foto. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 14h30. Por conta do recesso no fim de ano, neste sábado (30) a unidade funcionará das 7h30 às 10h.
“Por conta do feriado do dia 2, vamos abrir agora, no sábado. Não podemos ficar mais de três dias fechados devido ao processamento do concentrado de plaquetas, que tem validade de cinco dias”, explicou Oliveira.
Quem pode doar – Podem doar sangue pessoas com 16 a 69 anos de idade. Menores precisam ter autorização de um responsável legal e idosos devem ter feito a primeira doação antes dos 60. Também são requisitos estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter se alimentado, evitando refeições gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação.
Serviço – O Hemonúcleo Regional de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, 2.490, próximo à Santa Casa. Os telefones para contato são (44) 3421-3588 e 3421-3596.