O governador Carlos Massa Ratinho Junior nomeou o novo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Paraná (MPC-PR), Gabriel Guy Léger, para chefiar a instituição durante o biênio 2024-2026. A nomeação ocorreu por meio do Decreto n° 5395, publicado na edição do Diário Oficial do Estado n° 11.634, desta segunda-feira (8 de abril).
O governador acolheu a indicação dos integrantes da carreira de procurador de contas, em processo eleitoral interno do MPC-PR realizado em 22 de março. A eleição ocorreu de forma eletrônica, com a participação dos sete procuradores. Gabriel Guy Léger foi o único candidato inscrito e recebeu votação unânime dos pares. Ele sucederá a procuradora Valéria Borba, que ocupou o cargo durante os biênios 2020-2022 e 2022-2024.
O MPC-PR é uma instituição autônoma, que atua junto ao Tribunal de Contas. Compete ao órgão promover e fiscalizar o cumprimento e a guarda da Constituição e das leis, no que se refere à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado do Paraná e de seus 399 municípios, bem como a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, requerendo as medidas de interesse da justiça, da administração e do erário.