Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

RETRATOS

O Zé do Chapéu

Hoje a coluna viaja até a década de 1990. Em primeiro plano está um homem de grande projeção em todo o Brasil por sua atuação empresarial, no setor financeiro e na política. Falamos de José Eduardo de Andrade Vieira, apelidado na política como Zé do Chapéu, pois utilizava o acessório e o sotaque do interior nas marcas da sua trajetória. Ele foi presidente por 16 anos do então influente Banco Bamerindus e se elegeu senador da República.

A foto faz parte do acervo do Diário do Noroeste e mostra, além do senador, o então empresário paranavaiense Durvalino Rochedo Gardim. Neste período, a citricultura vivia a implantação e franca expansão no Noroeste do Estado. Ao fundo, também é possível reconhecer o ex-prefeito José Augusto Felippe.

A região de Paranavaí destacou-se com a inauguração da Citrocoop em 1994, impulsionando o processamento industrial amparado pelos pomares que se espalhavam em grande escala.

Paranavaí é o principal produtor de laranja do Paraná, responsável por cerca de 25% da produção. Para implantar a citricultura, o Paraná venceu na época o chamado lobby paulista, que alegava problemas sanitários para barrar a atividade em escala comercial no Noroeste paranaense.

Voltando ao Zé do Chapéu, ele foi eleito senador em 1990 e seu mandato se estendeu até 1999. Influente banqueiro e produtor rural, tornou-se ministro da Indústria, Comércio e Turismo e da Agricultura nos governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Faleceu no dia 1º de fevereiro de 2015, em Londrina. 


Nota: Se você tem uma foto para publicação neste espaço, envie para paranavai@diariodonoroeste.com.br com as informações básicas: data, local, circunstância e nomes das pessoas.

Fonte: Texto: Adão Ribeiro; Pesquisa: Vera Longo

Compartilhe: