Reinaldo Silva – reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Conhecer para incluir. Esse é o tema do evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, para marcar o início da campanha Abril Azul. O mês é dedicado à conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA).
No dia 2 de abril, a partir das 18h30, profissionais de diferentes áreas de atuação se reunirão na sede da OAB de Paranavaí para ministrar palestras e ampliar o debate a respeito do TEA.
O neurologista Rafael Aguillar falará da importância do diagnóstico e da intervenção precoce no autismo. Médico e pai atípico, Diógenes Silva de Queiroz levará um depoimento pessoal contando como o diagnóstico do TEA impactou sua família. O médico psiquiatra Edmo da Silva Bordim apresentará os desafios do diagnóstico do autismo na vida adulta, os tratamentos e as interações sociais.
Seguindo a programação, o professor, autista e pai de autista, Thiago Tonon discorrerá sobre o impacto do diagnóstico duplo. A professora Aline Tacon debaterá a inclusão escolar e o planejamento educacional individualizado. A supervisora educacional Paula Lima falará dos caminhos e dos desafios para a inclusão escolar da criança com TEA.
A Comissão Especial em Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB de Paranavaí é responsável pelo evento.
A advogada Rhawenna Zanella, presidente da comissão, visitou o Diário do Noroeste para divulgar a campanha Abril Azul no âmbito da OAB e falou da importância de ampliar as discussões sobre o autismo e garantir ações inclusivas.
Nesse sentido, ela convidou a comunidade para o projeto OAB Brincar, uma manhã de recreação voltada a crianças com TEA e familiares. Será no dia 20 de abril, das 9h às 12h, no centro esportivo do Sesc Paranavaí, com entrada gratuita, sendo necessário fazer a inscrição antecipadamente, pela internet, acessando o endereço abre.ai/recreacaopvai.
Durante o período, as crianças terão acompanhamento de monitores e poderão participar de diversas atividades, tais como vôlei, basquete e pebolim. Também poderão brincar no pula-pula e no tobogã inflável. Outro atrativo será a distribuição de pipoca e algodão-doce.
O projeto OAB Brincar é resultado de uma parceria da Ordem dos Advogados do Brasil com o Sesc Paranavaí.