Paranavaí encerrou o ano de 2023 como um notável polo na geração de empregos no estado do Paraná, destacando-se na 13ª posição em toda a região. Os dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged) revelam que o município registrou 12.572 admissões e 11.202 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 1.370 empregos gerados ao longo do ano. Este desempenho superou outras cidades de destaque, incluindo Campo Mourão (20º), Arapongas (21º), Pato Branco (32º), Cianorte (36º) e Umuarama (38º).
Todos os setores econômicos de Paranavaí contribuíram para esse sucesso, com especial destaque para o setor de serviços, que encerrou 2023 com um saldo positivo de +962 empregos. Os demais setores também apresentaram resultados sólidos: indústria (+189), comércio (+114), construção (+88) e agropecuária (+17).
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel, expressou sua satisfação com os números, destacando o potencial da cidade em todos os setores da economia. “Esses números mostram o nosso potencial em todos os setores da economia. Para nós, é uma grande conquista e nos enche de alegria, pois nos preparamos para chegar a esse patamar. Paranavaí está preparada e capacitada para o mercado de trabalho e toda cidade ganha com isso”, disse.