Paranavaí registrou, pela décima vez consecutiva, um saldo positivo na geração de empregos, conforme indicado pela pesquisa do Ministério do Trabalho através do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pela prefeitura do município nesta quinta-feira (11). Em novembro de 2023, a cidade teve um saldo positivo de 212 empregos, resultado de 1.068 admissões e 856 desligamentos ao longo do mês.
Os setores que mais contribuíram para esse crescimento foram o comércio com 132 contratações, serviços com 51 e indústria com 46. Em contrapartida, os setores da agropecuária e construção apresentaram saldos negativos.
Os números colocam Paranavaí como o décimo município que mais gerou empregos no Paraná durante o mês, superando outras cidades de porte semelhante, como Toledo, Cianorte e Umuarama.
No acumulado do ano de 2023, Paranavaí destaca-se ocupando a 14ª posição entre os municípios que mais geraram empregos, com 11.704 admissões, 10.155 desligamentos e um saldo positivo de 1.549 empregos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, destaca a relevância do setor do comércio, especialmente no mês de novembro, devido às contratações para as vendas de Natal. Ele prevê perspectivas positivas para o início do ano, com a possibilidade de abertura de vagas em grandes empresas que se estabelecem ou expandem na cidade, impulsionando a economia e proporcionando aumento da renda para a população.