Local
REINALDO SILVA
Prepara a canjica, o doce de abóbora e o quentão. Pendura as bandeirolas. Acende a fogueira. Coloca música sertaneja para tocar. Está aberta a temporada das festas juninas.
Tradicionais em todo o Brasil, evidenciam os costumes do interior, as comidas típicas das áreas rurais, as canções caipiras. E unem a tudo isso às homenagens a três figuras importantes para a fé católica: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Coordenadora de Atividades do Sesc de Paranavaí, Tânia Volpato diz que as festas juninas “são a celebração da vida”, fortalecem os laços de amizade, resgatam os valores das confraternizações. “Enfatizam a união dos grupos.”
As festas juninas configuram a segunda maior festividade brasileira, atrás apenas do carnaval. “Têm passos fantásticos e manifestações belíssimas”, afirma Tânia Volpato. Na opinião dela, as danças representam a característica mais marcante. “As quadrilhas são uma tradição que não pode acabar.”
A coordenadora de Atividades conta que as festas juninas chegaram ao Brasil no tempo da colonização portuguesa. Começaram como cultos aos deuses pagãos para celebrar as grandes colheitas. 
Com a expansão do cristianismo, novos elementos foram incorporados às festividades, o que garantiu cada vez mais popularização em todas as regiões do país. Assim, foram ganhando particularidades de acordo com os costumes de cada parte do Brasil.
Em Paranavaí, as lembranças de grandes festas juninas abertas para toda a comunidade ainda estão vivas na memória. Tânia Volpato destaca eventos realizados pelo Sesc. “Chegaram a reunir 10 mil pessoas.”
Atualmente, com alcance menor por questões burocráticas, o Sesc mantém a tradição. Organiza as festas juninas com a participação dos diferentes grupos que atende diariamente. Participam pessoas da terceira idade, da educação de jovens e adultas, das turmas de inglês e tantas outras.
Neste ano, a comemoração está marcada para 29 de junho, na sede central do Sesc de Paranavaí, próximo à Praça dos Pioneiros. Será oportunidade para que diferentes grupos interajam, se conheçam e fortaleçam os laços de amizade.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.