Local
Assessoria Prefeitura
Foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 2 de setembro, no Paço Municipal, a cerimônia de abertura da Semana da Pátria, que marca o início das comemorações dos 197 anos de Independência do Brasil. O evento reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de várias autoridades civis e militares, Guarda Municipal, atiradores do Tiro de Guerra, pelotão da Polícia Militar, estudantes e professores da rede municipal de ensino.
 
O Chefe do Poder Executivo, Carlos Henrique Rossato Gomes (prefeito KIQ), chamou a população para uma reflexão. “No ano passado, estávamos em vésperas de eleição e eu conclamei a população para que pensasse bem no seu voto, sobretudo para presidente. E hoje, no meu ponto de visto, temos um país que não flerta com comunismo, com ditaduras corruptas, e tantas outras coisas que fomos acostumados a ver durante muitos anos. Naquela ocasião eu disse também que, infelizmente, nós só lembramos da pátria na Semana da Pátria. Assim como o Natal deixou de significar o nascimento de Cristo, para ser o dia do Papai Noel; a Páscoa virou o dia do coelhinho; o dia 7 de Setembro significa, para a maioria das pessoas, o simples dia do desfile cívico. Poucas são as pessoas que pensam na importância de suas vidas para a nossa comunidade, para a nossa pátria, e na importância que tem a nossa bandeira e de honrarmos ela”, apontou.
 O prefeito ainda ressaltou a importância de cada cidadão assumir uma participação efetiva e responsável para o desenvolvimento do país. 
A Diretora do Fórum, Dra. Josiane Pavelski, falou em nome do Poder Judiciário. “Gostaria de parabenizar a administração municipal pelo trabalho que vem desenvolvendo, pela preocupação com a nossa cidade, com a revitalização de espaços, mas acima de tudo com esse ato de incentivar posturas cívicas, o amor pela nossa cidade e nosso país. Existe uma passagem bíblica que conta sobre Jonas, que foi levado a orar por Nínive. Aquela era uma cidade onde as pessoas eram muito desobedientes, que estavam destinadas a ser destruídas. Jonas não queria orar por aquele povo cruel e resolveu fugir. Com isso, eu gostaria de lembrar que, no atual momento que atravessamos com nosso país, talvez seja mais fácil escolhermos nos omitir, não contribuir. Às vezes achamos que nosso país não tem solução, então é mais fácil reclamar do que arregaçar as mangas e fazer a diferença, ser um bom exemplo. Por isso convido a todos para que, nesta Semana da Pátria, olhemos para nós mesmos e nos perguntamos o que nós podemos fazer para contribuir, para resgatar esse sentimento de amor pela nossa pátria, buscar como sermos cidadãos melhores onde estamos. É a soma da atitude de cada um de nós que pode realmente fazer a diferença”.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Claudemir Barini se pronunciou em nome do Poder Legislativo. “Esta é uma semana de reflexão sobre termos amor ao próximo e à nossa pátria. Quero parabenizar o nosso prefeito pela seriedade e compromisso como gestor público, querendo fazer sempre o melhor para a comunidade, principalmente aos menos favorecidos. Independente de partidos políticos, o que o Brasil precisa é de mudanças durante uma gestão. Nós vemos tanta corrupção, tanto dinheiro sendo jogado fora. Mas em Paranavaí, a Câmara tem muito respeito pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em prol da nossa gente. Quero parabenizar também todos os homens que defendem esta pátria, que saem de casa de manhã sem saber se vão voltar. Os policiais militares, os civis, que estão prontos para deixar a sua família e têm coragem de dar sua própria vida em prol da nossa comunidade. Seguimos juntos, acreditando na transformação do nosso Brasil em prol do bem”, discursou.
A cerimônia de abertura da Semana da Pátria contou ainda com o acendimento do fogo simbólico da Pátria, que foi conduzido pelo atleta Antônio Senra, e a execução do Hino Nacional e do Hino da Independência pelo Coral Sicoob/Unicoob Ouro Branco, sob a regência da maestrina Esther Back.
DESFILE – Encerrando as comemorações da Semana da Pátria, no dia 7 de setembro será realizado o tradicional Desfile Cívico, que este ano terá novo percurso. O desfile será na Rua Getúlio Vargas, no trecho entre as ruas Amapá e Luiz Spigolon, a partir das 8h, terminando na Praça dos Pioneiros. A Secretaria Municipal de Educação está prevendo a participação de mais de 40 instituições no desfile, entre escolas e outras entidades.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.