Local
REINALDO SILVA
Doze empresas reunidas na Agência do Trabalhador de Paranavaí com o mesmo objetivo: contratar pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A sexta-feira (27) foi o Dia D para a inclusão desse público no mercado de trabalho.
Os candidatos apresentaram a documentação necessária e passaram por uma triagem feita pela equipe da Agência do Trabalhador. Depois, seguiram para as entrevistas de emprego. Das 20 pessoas atendidas até o início da tarde, seis foram contratadas imediatamente.
A ação foi desenvolvida em agências de todo o Paraná e em outros estados do Brasil. Entre os objetivos, fazer cumprir a Lei Federal 8.213/91 que estabelece cotas de vagas de emprego para pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo INSS.
O texto determina que todas as empresas com mais de 100 funcionários contratem esse público. Se o quadro de empregados conta com até 200 pessoas, 2% devem ser destinadas à cota. De 201 a 500 trabalhadores, 3%. De 501 a 1.000 pessoas, 4%. A partir de 1.001 funcionários, 5%.
ATENDIMENTOS EXCLUSIVOS – Gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Elen Della Pria Kumatsu explicou que o Dia D teve atendimentos exclusivos a pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo INSS. Os demais serviços foram interrompidos temporariamente e serão retomados na segunda-feira (30).
A ação que busca promover inclusão social e profissional é realizada todos os anos, sempre no mês de setembro. E os resultados são positivos: “Ao longo dos anos, conseguimos criar a cultura de atender somente esse público. E [o Dia D] vem se fortalecendo a cada ano”, disse Elen.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.