Local
REINALDO SILVA
O Brasil totalizou 13,2 milhões de desempregados de fevereiro a abril deste ano, alcançando taxa de 12,5% de desocupação. Desse total, 3,34 milhões estão em busca de colocação no mercado de trabalho há pelo menos dois anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Num cenário de concorrência tão acirrada, é importante estar preparado. Capacitação e qualificação profissionais são diferenciais e podem aumentar as chances de empregabilidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Paranavaí disponibilizou uma série de cursos voltados para a população que está à procura de trabalho. As inscrições estão abertas.
Dois deles têm início nesta semana, Comunicação e atendimento e
Atendimento com qualidade e vendas. A abertura oficial será na segunda-feira (19), às 8 horas, no Senac de Paranavaí. Os demais começarão gradualmente a partir das próximas semanas.
As inscrições continuam abertas para outras opções de cursos: Boas práticas na manipulação de alimentos, Empregabilidade e o mercado de trabalho, Qualidade no atendimento ao cliente, Preparo de massas, Preparo de pizza e Preparo de pães e bolachas. Também há vagas de reserva para Preparo e decoração de bolos e Salgados para confeitaria.
Gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Elen Della Pria Kumatsu explicou que o principal objetivo é garantir que as pessoas desempregadas tenham mais chances conseguir espaço no mercado de trabalho. Por isso, é importante que cada participante complete o curso escolhido e consiga o diploma de formação.
Todas as opções requerem Ensino Fundamental completo, mas a idade mínima para se inscrever varia de acordo com o curso. A prioridade é para pessoas em situação de desocupação, mas não há restrições, nesse sentido. 
O curso de Boas práticas na manipulação de alimentos, por exemplo, pode ser feito por quem trabalha na informalidade. “Pessoas que já fazem comida, mas não sabem ao certo a maneira de manipular esses alimentos”, explicou Elen. 
INSCRIÇÕES – Para participar dos cursos é necessário ir até a Agência do Trabalhador de Paranavaí e fazer a inscrição. Interessados devem apresentar documentos pessoais, Carteira de Trabalho e histórico escolar. 
O endereço é Rua Marechal Cândido Rondon, 1.701, Centro. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, sem intervalo para almoço. Os cursos são oferecidos pela Prefeitura de Paranavaí em parceria com o Senac, “uma entidade de renome e que oferece excelente formação”, destacou a gerente da Agência do Trabalhador.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.