Local
Assessoria Prefeitura
No Paraná, o mês de agosto é voltado à realização de ações de promoção à saúde do homem, assim como o Outubro Rosa é de atenção à saúde da mulher, especialmente sobre o câncer de mama. O Agosto Azul foi instituído em 2012 por Lei Estadual. Em Paranavaí, o mês dedicado aos homens tem oferta de serviços gratuitos nas Unidades Básicas de Saúde, inclusive com sábados de atividades especiais.
Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde de Paranavaí terão atendimento especial à saúde dos homens. Sete das UBSs do município já divulgaram que ficarão abertas aos sábados, das 8h às 16h (em sistema de escala), com atividades especiais e gratuitas como teste glicemia, verificação de Pressão Arterial, consultas médicas e de enfermagem, vacinação e orientações específicas para os homens.
AGOSTO AZUL – A expectativa de vida dos homens é de sete anos a menos do que a das mulheres. A ideia com este mês de atenção especial aos homens é que eles também tenham um cuidado com sua saúde, que tenham bons hábitos e um estilo de vida saudável. Agosto é o mês para reforçar isso e mobilizar a população masculina.
O tema escolhido para 2019 é “A vida vai longe sem tabaco”. a campanha chama a atenção para os malefícios do uso do tabaco, um dos principais responsáveis pelas mortes das pessoas em todo o mundo. A discussão do tema tem como objetivo alertar para a importância da adoção de hábitos saudáveis de maneira que o curso da vida não seja interrompido precocemente.
Confira o cronograma de UBSs abertas aos sábados durante o Agosto Azul:
Data UBSs abertas
10/08 
(sábado) – Morumbi, Três Conjuntos
17/08
(sábado) – Centro, Celso Konda (Vila Operária),Zona Leste, Panorama
24/08
(sábado) – Campo Belo, São Jorge, Sumaré (este último das 8h às 12h).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.