Local
REINALDO SILVA
Sábado (4) foi o “Dia D” de mobilização dentro da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. Unidades de saúde de Paranavaí e de toda a região abriram as portas das 8 às 17 horas para atender as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. Ação segue até 31 de maio.
Com os números obtidos até o período da manhã de sábado, o Extremo-Noroeste do Paraná alcançou média de 61,4% de cobertura vacinal. Os municípios com melhores resultados foram São Carlos do Ivaí (86%), São João do Caiuá (85%), Itaúna do Sul (84%), São Pedro do Paraná (82%) e Guairaçá (81%).
A meta é garantir imunização contra a gripe para, pelo menos, 90% do público-alvo. No entanto, algumas cidades tinham números abaixo de 60%: Nova Londrina (27%), Querência do Norte (50%), Loanda (52%), Santa Isabel do Ivaí (55%), Paraíso do Norte (55%), Jardim Olinda (56%), Santo Antônio do Caiuá (57%) e Diamante do Norte (58%).
A campanha é destinada a crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, mães no período pós-parto (até 45 dias), trabalhadores da saúde, professores, profissionais de segurança e salvamento, pacientes com doenças crônicas e idosos. 
Técnica da Epidemiologia da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva destaca que o número de casos de influenza está aumentando significativamente. “É um cenário preocupante e nem iniciamos o inverno.” Em todo o Paraná já foram contabilizadas nove mortes, uma delas em Paranavaí, pelo vírus A (H1N1).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.