Local
A Rede Pública Estadual está com as matrículas abertas dos cursos do ensino fundamental, médio e profissionalizante para os alunos que pretendem estudar no ano letivo de 2020. O período de matrículas termina no dia 31 de outubro.
O Colégio Estadual de Paranavaí, além de fornecer vagas para no ensino fundamental e médio, oferece também para os cursos técnicos de Administração, Formação de Docente, Informática, Logística e Recursos Humanos, nos períodos matutino e noturno.
Segundo a diretora, professora Elaine Nakadori, o colégio está equipado com uma biblioteca, cujo acervo chega a quase dois mil livros, o que oferece aos alunos a oportunidade de um aprendizado de qualidade e excelência, pois os livros são atuais e modernos. Acrescentou ainda que o colégio oferece uma infraestrutura dentro dos melhores padrões da educação e os professores são altamente qualificados. Todos procuram atualização em suas disciplinas, quase que mensalmente, detalha.
O diretor auxiliar, professor Daniel Buniotti, falou da qualidade dos laboratórios que o colégio tem nas áreas de administração, informática, formação de docente e matemática. Destacou a sala de aula ao ar livre, uma das poucas existentes no Estado do Paraná. A sala ao ar livre, oferece aos alunos a oportunidade de estudarem com liberdade e a sensação de interação entre professores e alunos de um ambiente natural e descontraído.
O professor Daniel Buniotti e a também diretora Auxiliar, Professora Odite Sbrussi, destacam a especialidade de cada curso: 
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO – O Técnico em Administração é o profissional que auxilia na gestão das rotinas administrativas de uma empresa. Ou seja, ele oferece apoio na tomada de decisões, nos processos, na coordenação de profissionais, entre outras funções. Além da parte administrativa, ele também poderá atuar no setor financeiro, estratégico, contábil, operações, planejamento, produção, logística, estoque, recursos humanos e qualquer outra área de uma organização. 
FORMAÇÃO DE DOCENTES – O Curso de Formação de Docentes é um curso profissionalizante que tem como objetivo formar professores para atuar como docentes na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além de oportunizar aos estudantes o contato com as disciplinas da base nacional comum, o que permite o conhecimento para a continuidade dos estudos, possibilitando a formação específica e profissionalizante para a prática docente, proporcionando uma formação integral e de princípios filosóficos, pedagógicos e práticos aos estudantes.
TÉCNICO EM INFORMÁTICA – Técnico em Informática é o profissional responsável pela montagem e manutenção de computadores, detecção e correção de problemas nos computadores, instalação e configuração de redes e softwares, bem como o desenvolvimento de sistemas, websites e robótica. É uma área extremamente ampla e que oferece diversas oportunidades aos profissionais, desde a possibilidade de prestar serviços ou até mesmo atuar de forma autônoma.
TÉCNICO EM LOGÍSTICA –  O Técnico em Logística é o profissional especializado em atividades de transporte, distribuição e armazenamento de produtos e mercadorias. A área é voltada para pessoas que se interessem nas áreas de comércio e indústria. Além disso, o profissional pode trabalhar em diferentes setores, desde empresas de distribuição, aeroportos, empresas de encomendas, transportadoras, mercados, portos e outros demais lugares. O Técnico em Logística também otimiza o desempenho operacional de uma empresa, pensando em maneiras inteligentes de executar os processos de compras e distribuição. 
TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS – O Técnico em Recursos Humanos é o profissional que atua em organizações gerindo as atividades de departamentos ou serviços de pessoal, recrutamento e seleção, cargos e salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento, proporcionando o trabalho das equipes. Assessoram gerência/diretoria e setores da empresa em atividades de planejamento, contratações, negociações de relações humanas e do trabalho, bem como, atua em processos de orientação sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. 
As inscrições que estão abertas por tempo limitado, podem ser feitas na Secretaria do Colégio Estadual de Paranavaí, na Rua Guaporé, 2425, pela manhã das 07h30 às 11h30, tarde das 13h30 às 17h30, e a noite das 19h00 às 23h00. Informações também podem ser obtidas pelos telefones (44) 3423-6311 ou (44) 3423-9101, ou através do site pvaparanavaí.seed.pr.gov.br.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.