Local
REINALDO SILVA
As semanas que antecedem o Natal são de importantes resultados para o comércio. Por isso, as lojas do Centro e dos bairros de Paranavaí adotam horários diferenciados de funcionamento, com expediente estendido. O calendário estendido tem início no dia 9 de dezembro, com abertura das empresas das 9 às 22 horas.
A partir daí, os estabelecimentos comerciais manterão os seguintes horários de atendimento: de 10 a 13 de dezembro, das 9 às 22 horas; no dia 14, aniversário de Paranavaí, das 9 às 17 horas; de 16 a 20, abertura das 9 às 22 horas; no dia 21, das 9 às 17 horas; no dia 22, domingo que antecede o Natal, das 9 às 17 horas; no dia 23, das 9 às 22 horas; e no dia 24, terça-feira, véspera de Natal, das 9 às 17 horas.
No dia 25, as lojas permanecerão fechadas. No dia 26, quinta-feira, voltarão a funcionar em horário convencional, ou seja, das 8 às 18, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 13, no sábado. A exceção será o dia 31, terça-feira, véspera de Ano Novo, quando o comércio atenderá das 9 às 17 horas.
O calendário foi definido pelos sindicatos que representam patrões (Sivapar) e empregados (Sindoscom) e constam na Convenção Coletiva de Trabalho. Trata-se do documento que estabelece, entre outros pontos, os dias e os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais de Paranavaí.
CHEGADA DE PAPAI NOEL DIA 7 – Para além do cronograma comercial, a Prefeitura de Paranavaí promoverá uma série de atividades culturais. A programação terá início no dia 7 de dezembro, com a chegada de Papai Noel à Praça dos Pioneiros. A previsão é que ocorra às 19 horas, seguida da abertura da Vila Natalina para visitação.
Em material divulgado pela assessoria de comunicação da Administração Municipal, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, declarou: “Estamos organizando o maior Natal de Paranavaí”. 
Ele explicou que a concentração das atividades na Praça dos Pioneiros: “É um espaço bastante amplo para a população visitar. Assim, temos toda a estrutura necessária para as apresentações, além de deixar a parte central da cidade com acesso exclusivo para as vendas de fim de ano”. A casa do Papai Noel funcionará diariamente até o dia 23 de dezembro, das 18 às 22 horas. 
PROGRAMAÇÃO CULTURAL – Após a chegada do Bom Velhinho a Paranavaí, uma extensa programação cultural seguirá até as vésperas do Natal. A maior parte será na Praça dos Pioneiros. No mesmo dia 7 de dezembro, às 20h30, apresentação do grupo Sem Segredo. No dia 8, às 20 horas, Festival de Corais.
No dia 10 de dezembro, às 20 horas, Coral do Instituto Federal do Paraná. Às 20h30, Coral do Sicoob. Às 21 horas, apresentação de Gisela Cardoso. No dia 12, às 20h30, show do Grupo Musical Igreja Batista da Vila Operária.
A lista de atividades seguirá no dia 13 de dezembro, às 19h30, com a preparação para o aniversário da cidade, celebrado em 14 de dezembro. No dia dos festejos, Paranavaí terá o Festival de Aniversário, com apresentações no Aeroporto Municipal Educa Chaves.
O dia 15 será marcado pelo 1º Festival Cultural Universitário, às 9h30. Depois, às 15 horas, Encontro de Guitarras. Às 20h30, show com a banda Nômades. No dia 16 de dezembro, às 20h30, apresentação gospel com Antony e Banda. No dia 20, às 20h30, Leizi e Rafale. No dia 21, às 20 horas, Festivoz.
FESTIVAL DE ANIVERSÁRIO – No dia 14 de dezembro, a Prefeitura de Paranavaí fará as comemorações do aniversário de 67 anos da cidade. A programação será no Aeroporto Edu Chaves, com início às 14 horas. Ao longo do dia, apresentações de bandas locais. Às 18h30, show com A Banda Mais Bonita da Cidade. Às 20h30, Paralamas do Sucesso.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.