Local
Assessoria Prefeitura
“Os números são preocupantes. Todos os anos, a tendência do 3º LIRA é ficar com índice abaixo de 1 (baixo risco). Este ano, nosso terceiro LIRA ficou em 1,6 (médio risco), sendo que no ano passado o resultado foi de 0,9. Já estamos em epidemia e se a situação continuar como está, corremos um grande risco até o fim deste ano, pois as temperaturas vão aumentar e os números vão crescer ainda mais”, destacou o assessor da Vigilância em Saúde, Randal Fadel Filho, durante a reunião do Comitê Municipal de Combate à Dengue realizada nesta quinta-feira (18).
A Vigilância notificou 2.434 casos suspeitos de dengue em Paranavaí neste ano. Destes, 891 foram confirmados (positivos), 1.316 negativados e 227 ainda aguardam resultado.
“Ainda não estamos na melhor época do ano para a proliferação do mosquito da dengue em Paranavaí, mas mesmo assim temos números que nos preocupam. A tendência é termos um aumento no índice de infestação assim que tivermos a volta do calor, pois já temos a circulação viral”, disse Randal.
Outro problema levantado pela Vigilância é quanto ao descarte de lixo. “A população continua descartando pneus e lixo em locais inadequados, e cuidando mal dos quintais e da separação dos materiais recicláveis que podem acumular água. Precisamos da colaboração de todos para que nossa situação não fique ainda pior. Temos sempre que lembrar que nosso município está em epidemia”, afirmou.
LEVANTAMENTO – Para a realização do último LIRA, a Vigilância em Saúde inspecionou 2.210 imóveis entre os dias 8 e 12 de julho (de segunda a sexta-feira) em cinco regiões da cidade. A região com maior infestação de larvas é a que abrange os jardi ns Santos Dumont, Ipê e Vila Operária. Nestes locais o índice é de 2,3. 
A região que abrange os jardins Ouro Verde, Ouro Branco e Sílvio Vidal apresentou índice de 2; na região do Centro e Jardim Guanabara, 1,6; Sumaré, Morumbi, Jardim das Nações, Vila Paris, América e Parque Industrial, 0,7; e o menor índice, de 0,5, nos jardins São Jorge, Santa Maria, Matarazzo, Vista Alegre, Simone e Três Conjuntos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.