Local
REINALDO SILVA
Na última quinta-feira (23), o Núcleo Regional de Serviço Social (Nucress) de Paranavaí promoveu um debate sobre a reforma da previdência. O evento foi oportunidade para sanar dúvidas a respeito das mudanças propostas pelo Governo Federal. 
Realizado no campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o debate foi organizado em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Estado e Políticas Públicas (Gepop). Contou com a participação de acadêmicos, professores e outros profissionais.
Os presentes perguntaram sobre o aumento da idade e o tempo de contribuição e sobre situações específicas que geram conflitos entre os cidadãos e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no processo de concessão dos benefícios previdenciários.
Uma preocupação demonstrada durante o evento foi a necessidade de mobilização da sociedade no sentido de reivindicar a alteração dos itens que prejudicam os trabalhadores, em especial os que atuam na área rural, os boias frias e os que não têm registro em carteira.
Representante da coordenação do Nucress de Paranavaí, Vera Pedroso Ribas destacou que apesar das explicações e dos esclarecimentos, ainda ficaram muitas dúvidas sobre a Proposta de Emenda à Constituição (06/2019). Por isso, disse, é necessário realizar mais eventos como o de quinta-feira, “para multiplicar e solidificar o conhecimento”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.