Local
Professores e estudantes da Escola Estadual Curitiba de Paranavaí, localizada na Rua Amador Aguiar, Jardim Panorama, desenvolvem um projeto que visa estimular o hábito da escrita e da leitura. Como parte da proposta, criaram um jornal interno com conteúdo feito a partir das experiências vividas na rotina escolar. 
A pedagoga Mari Tatiane De Col explica que o Jornal Curitiba Notícias – JCN (Aprendizagem em Foco) tem como ideia central que os adolescentes façam leituras e produzam textos e que, a partir daí, despertem interesse pelos assuntos da escola e da comunidade. 
O informativo apresenta espaços para notícias de interesse geral da educação, poesia e editorial, entre outros. Os conteúdos, detalha Mari Tatiane, possibilitam a reflexão em sala de aula. Neste momento, uma nova edição está em fase de produção. 
A estudante Estefany de Oliveira é uma das entusiastas do projeto de escrita e leitura. Ela relata que o jornal interno é importante para os alunos, pois faz pensar na importância da leitura e da escrita para a vida futura, incluindo a profissão a ser escolhida. Ela é uma das redatoras do informativo.
PALESTRA, UM DIA ESPECIAL – Também como parte da iniciativa, a escola oportunizará uma série de palestras com profissionais dos diversos segmentos. Ontem (19), os adolescentes participaram de uma conversa com Adão Ribeiro, editor do Diário do Noroeste, ex-aluno da Escola Curitiba (turma 1979/1986). 
Em ambiente informal, o visitante falou aos estudantes sobre os aspectos da profissão, abordando especialmente a ética e o respeito, valores comuns a todas as pessoas, independente da atividade profissional. 
Os jovens demonstraram interesse pelo tema e fizeram diversos questionamentos. Um dos pontos debatidos foi a trajetória do Diário do Noroeste, inaugurado em 23 de outubro de 1955 e que desde então conta a história de Paranavaí e região. 
Após a troca de informações, houve a produção de texto pelo visitante, devidamente assessorado pelos jovens, sobre o momento vivenciado na manhã desta quarta-feira. Trata-se de um resumo prático descrevendo as teorias debatidas e os diálogos gerados. Enfim, um dia especial para refletir sobre caminhos profissionais para o futuro e sobre a prática do bem.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.