Local
Assessoria Prefeitura
Paranavaí sediou nesta sexta-feira (5) mais um Fórum Regional de Cultura. Com a participação de representantes de 12 municípios, o fórum trouxe palestrantes para estimular o debate, trocar experiências e orientar dirigentes municipais, gestores culturais e artistas para novas ações nos municípios. As atividades aconteceram na Biblioteca Municipal Júlia Wanderley.
O evento auxiliou os gestores no debate sobre as dificuldades de cada município, prevendo soluções e caminhos para que se possa avançar com as ações em cultura. 
A primeira palestra foi do secretário de Cultura de Maringá, Miguel Fernando Perez Silva, que falou sobre as ações de sua cidade. Em seguida, foi a vez do representante da Superintendência de Cultura do Governo do Paraná, Allan Kolodzieiski. Ele palestrou sobre as ações do Estado para municípios do interior. Por fim, a artista plástica e conselheira de cultura do Estado, Soraya Lucas, deu uma visão sobre as ações do conselho.
“O que promovemos é um diálogo de valorização da nossa história cultural e das ações locais, destacando nosso fazer artístico. É fundamental entendermos e conhecermos nossa identidade artístico-cultural. Pegar os exemplos de outras cidades e trocar experiências nos ajuda no fortalecimento dessa corrente de busca pelos avanços das ações em cultura de toda a região”, afirmou o presidente da Fundação Cultural de Paranavaí, Rafael Torrente.
Participaram do Fórum Regional representantes da área cultural dos seguintes municípios: Paranavaí, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Planaltina do Paraná, São Carlos do Ivaí, São Pedro do Paraná, Nova Londrina, Tamboara, Terra Rica, Guairaçá, Cianorte e Maringá.
CONFERÊNCIA HOJE – Em sequência ao Fórum, neste sábado, dia 6 de julho, a Fundação Cultural coordena ainda a 5ª Conferência Municipal, voltada exclusivamente para os artistas, agentes e gestores culturais, instituições de cultura e comunidade de Paranavaí.
Na Conferência, que tem como tema “Identidade Cultural e Pertencimento”, será discutida a política cultural local e haverá eleição dos novos membros da Sociedade Civil que vão compor o Conselho Municipal de Política Cultural, para o próximo mandato de dois anos. A Conferência acontece das 8h às 12h, na Biblioteca Municipal Júlia Wanderley.
 
Confira a programação da Conferência Municipal de Cultura, no dia 6 de julho:
8h às 8h30 – Credenciamento
8h30 – Painel Expositivo: Sistema Municipal de Cultura – Organização e construções atuais da Gestão Municipal de Cultura; 
9h – Organização e atribuições do Conselho Municipal de Políticas Culturais e a representatividade da sociedade civil dentro do conselho; 
9h30 – Trabalhos de Grupo – debate e construção de metas a partir do tema Identidade Cultural e Pertencimento. 
10h – Intervalo
10h15 – Assembleia dos Segmentos e Plenária Geral – Eleição do novo Conselho Municipal de Política Cultural, representantes da sociedade civil; 
11h30 – Encerramento;
*Todos os participantes deverão se credenciar no dia do evento

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.